Balneabilidade das praias: confira as regiões impróprias para banho de mar no litoral paulista
O verão é sinônimo de estradas lotadas que levam às principais e mais badaladas praias do estado de São Paulo. Famílias enfrentam até 14 horas de trânsito na esperança de passarem alguns dias relaxando na areia, curtindo o sol e tomando banho de mar. Mas como saber se a praia que você frequenta é apropriada para banho?
Do total de 175 praias monitoradas semanalmente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, 12 estão com a bandeira vermelha, conforme o boletim mais recente, divulgado dia 15/12.
Ubatuba é campeã de regiões com má qualidade para banho, com três faixas de areia no mar impróprias, entre as 18 monitoradas.
Segundo a Cetesb, a classificação é feita semanalmente e considera a quantidade de bactérias encontradas nas águas, especialmente aquelas provenientes do esgoto.
Uma praia é considerada imprópria para banho quando concentra mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 ml de água. Nesse caso, a faixa de areia é sinalizada com a bandeira vermelha.
O litoral norte, que tem os destinos mais badalados, possui oito com bandeira vermelha, incluindo as de Ubatuba: Enseada, Itaguá (Av. Leovigildo) e do Itamambuca. Já a Ilha Anchieta, que pertence ao município, está com todas as sete praias em boas condições.
Em Caraguatatuba, apenas a Prainha tem a bandeira vermelha. São Sebastião, com 30 faixas monitoradas, mas apenas a São Francisco e a Arrastão estão impróprias. Em Ilhabela, entre as 19, não são recomendadas para banho de mar Armação e Itaquanduba.
Praias da Baixada Santista apresentam ótimos resultados
Na Baixada Santista, o monitoramento aponta as nove praias de Bertioga, sete de Santos e a única de Cubatão (Rio Perequê) como próprias para banhistas. No Guarujá, com 12 regiões monitoradas, tem duas impróprias: Perequê e Enseada (Rua Chile). Em São Vicente, o Gonzaguinha não passou no teste de balneabilidade.
Em Santos, todas as praias estão boas para banho.
No litoral sul, apenas uma das praias monitoradas estava imprópria — a do Centro, em Itanhaém. As outras 11 de Itanhaém, além de 12 em Praia Grande, sete em Mongaguá, seis em Peruíbe, quatro em Ilha Comprida e uma em Iguape estavam boas. As praias da Cananéia, no extremo sul, não são monitoradas.
Para saber sempre das últimas atualizações sobre as condições de balneabilidade no litoral do estado, clique aqui.
(Fontes: Exame e Cetesb)
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/