Vacinação: importante para prevenir doenças em todas as idades

vacinaHoje viemos falar de um assunto sério: a vacinação. Nós lemos uma matéria sobre o assunto, na qual o tema era o reaparecimento de doenças que pode ter indícios por falta de vacinação em crianças, decisão cada vez maior tomada por famílias no primeiro mundo (veja neste link https://seuhistory.com/noticias/movimento-antivacinas-trouxe-de-volta-uma-doenca-mortal). Achamos preocupante e, por esta razão, buscamos maiores esclarecimentos com o Dr. Danilo Scheit Vieira Jr., médico e diretor técnico da AlphaImune, que nos concedeu uma entrevista. Confira:

É cada vez maior o nº de famílias que decidem não vacinar os filhos. Quais os malefícios que essa tendência pode causar? A vacinação é segura ou pode haver efeitos secundários?
Dr. Danilo –
O movimento antivacina é extremamente preocupante. Isso pode fazer com que doenças que já estavam erradicadas possam retornar a incidir sobre a população, como sarampo e febre amarela, além de deixarem os bebês e as crianças suscetíveis às infecções, sobretudo nos primeiros anos de vida, quando a imunidade ainda está em formação. A vacinação não oferece riscos, os efeitos adversos secundários geralmente são leves e facilmente controlados. Portanto, a vacinação é segura para a população geral.

Vale destacar que a vacinação de bebês e crianças é obrigatória no Brasil. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, toda criança tem o direito de ser vacinada e os pais que omitirem esta vacinação podem ser responsabilizados caso a criança venha a desenvolver alguma doença imunoprevenível.

Na nossa região, para quais vacinas são extremamente importantes e recomendadas?
Dr. Danilo –
As doenças que mais chamam a atenção são as de maior impacto na população, como meningite, que possui uma evolução muito rápida e alta mortalidade. Para a prevenção da meningite existe mais de uma vacina, pois esta doença é causada por vários tipos de bactérias (as principais vacinas que previnem meningite são meningocócica B, meningocócica C ou ACWY, pneumocócica 10 ou 13, haemophillus).

A coqueluche vem aumentando a incidência nos últimos anos e, sobretudo, no período neonatal, quando a gravidade é maior. Há casos de coqueluche neonatal mesmo com as mães vacinadas na gestação. É importante a vacinação também dos pais, avós, babás e principais contactantes dos bebês.

Recentemente tivemos o surto de febre amarela. Esta vacina é muito recomendada, especialmente para os moradores de nossa região que viajam para regiões endêmicas no Brasil e no exterior. Hoje o Rio de Janeiro é considerado área de risco, portanto, quem for para lá, deve se vacinar.

Outra doença extremamente importante que pode ser prevenida com a imunização é o câncer de colo do útero e os cânceres genitais masculinos com a vacinação contra o HPV. Podem ser vacinados meninas, adolescentes e mulheres de até 45 anos e meninos até os 26 anos. A dengue também merece destaque devido elevada incidência. A nova vacina, lançada há pouco mais um ano, previne em 93% os casos de dengue hemorrágica, que é a forma mais grave. Essa vacina é dada em três doses, com intervalos de 6 meses, podendo tomar pessoas entre 9 e 45 anos.

Existem também doenças silenciosas que só se manifestam em fase avançada. É o caso das hepatites. Mais de 50% das pessoas portadoras de hepatites não sabem que as têm. Por isso, é importante a vacinação, inclusive na idade adulta. Vale lembrar as doenças sazonais, que têm maior prevalência na primavera, como varicela (catapora), rubéola e sarampo.

Houve alteração recente no calendário de vacinação?
Dr. Danilo –
A Sociedade Brasileira de Imunizações já estabeleceu a partir deste mês novos calendários unificando todas as fases como calendários únicos, com o objetivo de reforçar a necessidade das pessoas continuarem atualizando suas carteiras de vacinação após as primeiras vacinas da infância. Consideramos importantes as vacinas da rede privada, pois possuem alguns diferenciais: são atenuadas, têm efeitos adversos mais leves, abrangência para uma quantidade maior de sorotipos das doenças e ainda existem vacinas exclusivas, como as meningocócicas B / ACWY, penta e hexavalente, e herpes zoster.

Além dessas informações, há algo a ressaltar?
Dr. Danilo –
O calendário vacinal não encerra na infância, mas se estende para a adolescência, idade adulta e senil. Na dúvida, consulte seu médico e vacine-se. Quanto mais pessoas vacinadas, mais doenças conseguiremos erradicar.

AlphaImune Clínica de Vacinas
Al. Grajaú, 98 – Ed. Pravda. Alphaville. Barueri, SP
Tel.: (11) 4191-7030 / 4163-3030 / WhatsApp: (11) 94612-5935
www.alphaimune.com.br

Foto: Marcelo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?