Netiqueta – Etiqueta com Celular

celularPor Tatianna Covolato*

Vivemos em uma nova Era, hoje na chamada sociedade da informação, na qual surgem novas formas de pensar, de agir e de se comunicar.

Apesar de já fazer parte do nosso dia a dia, ainda estamos em um processo de entendimento do momento, forma e lugar apropriados para o uso de celulares, especialmente acompanhado.

Quanto menor o grupo, maior a exigência. A dois fica mais evidente pegar um celular na frente do outro, mas em um grupo maior outros poderão estar entretidos e uma única pessoa dar uma olhada rápida não ser notado.

Trata-se de um aparelho de comunicação que ao usá-lo ocorrerá uma ruptura de sua atenção com os presentes à sua frente. Avalie, o seu uso nunca deverá causar desconforto para outros.

Quando estiver conversando, ouvindo ou especialmente em refeições, esteja com a sua atenção voltada para a pessoa em companhia e com foco na ocasião. Evite conversar olhando ou digitando no celular, considerado um comportamento inadequado, além de deixar uma mensagem de pouco caso. Precisando usá-lo ou atender chamadas, sempre simpático antes avisar.

Em refeições, com ligações sugere-se ainda pedir licença e sair da mesa – avalie o tom de voz e mantenha o assunto privado.

Se necessário e com o objetivo de captar ao máximo o comportamento da outra pessoa, de forma gentil e sem constranger, poderá sugerir um momento “sem celular”.  Com  família ou crianças pode-se ainda criar uma área sem celular, ambiente específico da casa, à mesa ou na sala de visitas.

Evite conversas ao telefone em elevadores e transportes públicos.

Músicas, vídeos ou mensagens de voz – fone de ouvido em mãos – poderá ser uma solução, mas avalie o uso de fones estando acompanhado.

No trabalho, saindo de sua mesa, lembre-se de levar o celular ou deixá-lo no modo silencioso. Com clientes, mantenha-o guardado – cliente sempre tem prioridade. No comércio, avalie seu uso estando face a face com atendentes ou pagando a compra.

Reunião de negócios, teatro, filmes e locais religiosos – mantenha o telefone no modo silencioso.

Dirigindo, devem-se seguir as leis de utilização. Andar digitando no celular não funciona. Tenha o foco na direção.

*Tatianna Covolato é especialista em etiqueta social, corporativa e à mesa. Siga no Instagram @euvibytati_etiquette

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *