Usar máscara de proteção pode gerar imunidade contra Covid-19, aponta estudo
O uso de máscaras de proteção pode gerar uma resposta imunológica e reduzir a gravidade da Covid-19, além de garantir que a maioria das infecções seja assintomática. A constatação foi identificada por pesquisadores da Universidade da Califórnia e publicada na revista “The New England Journal of Medicine”.
Se confirmado, o uso de máscaras poderia ser uma forma de “variolação”, tipo de imunização utilizada há séculos que consiste em introduzir secreções de pessoas infectadas pela varíola em pessoas saudáveis.
As máscaras não impedem completamente a contaminação pelo vírus e é possível que gotículas salivares ultrapassem a proteção, porém, numa quantidade relativamente menor e, consequentemente, numa carga viral também menor, o recebimento dessas gotículas em baixas quantidades poderia desenvolver uma resposta imunológica em pacientes ou fazer com que fossem assintomáticos.
Ainda de acordo com o estudo, dados divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estimam que 40% da população americana possa ser assintomática, mas em países onde o uso de máscaras é nacional essa porcentagem poderia subir para 80%, o que significa que a maioria tem apenas quadros leves da doença.
Foto: Pixabay
Fonte: CNN Brasil
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2