Roteiro Gastronômico no Centro Histórico de Santana de Parnaíba

O Centro Histórico de Santana de Parnaíba é um lugar tipicamente colonial, com preservação de casas e casarões, alguns tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além de história, o local abriga um roteiro gastronômico rico em culinária brasileira. Conheça alguns dos restaurantes que são destaque na cidade:

Bartolomeu

bartolomeu

A culinária contemporânea é o destaque do Bartolomeu, com petiscos variados, cervejas e chope gelado. Entre os pratos mais pedidos da casa estão picanha fatiada servida no réchaud, tainha na telha e medalhão de filet ao molho de ervas finas. Também faz massas, feijoada, moqueca, entre outras especialidades.

Seu ambiente é dividido em duas alas: interna, caracterizada por decoração rústica com esculturas e obras de arte de artistas plástico da cidade e região, e a externa, com mesas na calçada e na rua e com vista à principal praça de Santana de Parnaíba, coreto e igreja matriz.

Praça 14 de Novembro, 101. Centro Histórico. Santana de Parnaíba, SP
Tel.: (11) 4154-1370
Abre às segundas, das 11h30 às 15h; de terça a sábado, das 11h30 às 23h; e domingos, das 11h30 às 19h
www.facebook.com/bartolomeubar

Emprestado di Buteco

emprestado

O Emprestado di Buteco traz pratos da culinária brasileira e petiscos em um ambiente acolhedor e descontraído. Tem pastel, bolinhos, saladas e porções, além de sobremesas.

A casa propõe reunir receitas de restaurantes consagrados de várias cidades brasileiras. São pratos emprestados com receitas autorizadas e fiéis às matrizes. Entre eles estão Costela de lata (Pau de Angu – Tiradentes, MG), Dandá de camarão (Paraíso Tropical – Salvador, BA), Cauda de lagosta (Banana da Terra – Paraty, RJ) e Crocante de camarão com risoto brie (Camarões Potiguar – Natal, RN).

Praça 14 de Novembro, 67. Centro Histórico. Santana de Parnaíba, SP
Tel.: (11) 4154-6847
Abre de quinta a sábado, das 11h30 às 23h; e domingos, das 11h30 às 17h
www.emprestadorestaurante.com.br

São Paulo Antigo

sao paulo antigo

Instalado em um casarão do século XVIII, o São Paulo Antigo é um dos mais famosos da cidade. Focado na culinária mineira, oferece pratos preparados de maneira tradicional e servidos em panelas de pedra. Impossível resistir ao torresminho e ao famoso leitão à pururuca, que é o carro-chefe da casa.

O restaurante alia ambiente aconchegante e bucólico ao saudosismo. Sua fachada é um convite a viajar no tempo, e, em seu interior, as paredes de taipa, o assoalho envelhecido e as telhas feitas nas coxas de escravas fazem dele uma verdadeira relíquia histórica. Da varanda, é possível avistar a praça e o coreto de Santana de Parnaíba.

R. Álvaro Luiz do Vale, 66. Centro Histórico. Santana de Parnaíba, SP
Tel.: (11) 4154-2726
Abre de segunda a sexta, das 12h às 15h; e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h
www.saopauloantigo.com.br

Trem de Minas

trem de minas

Seja com a família, amigos ou colegas de trabalho, o Trem de Minas é um lugar para saborear comida mineira na hora do almoço. Com serviço de bufê por quilo, serve pratos como galinhada, feijoada, peixe assado, feijão tropeiro, arroz carreteiro e churrasco misto.

O restaurante fica em uma dessas casas históricas e preservadas do Centro Histórico. Nela, é dividido em três ambientes: um deck aberto, um espaço privado e um espaço para encontros sociais e de trabalho.

R. Bartolomeu Bueno da Silva, 32. Centro Histórico. Santana de Parnaíba, SP
Tel.: (11) 4154-4458
Abre de segunda a sexta, das 9h às 15; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h
www.facebook.com/rest.tremdeminas

Um Bom Lugar e Um Bom Lugar Prime Salad

um bom lugar prime salad

Um casarão adaptado que data de aproximadamente 1800 é o endereço de dois restaurantes: Um Bom Lugar, que existe há 7 anos, e o Um Bom Lugar Prime Salad, recém-inaugurado na cidade. Os dois, sob o comando do chef Douglas Camargo, primam pelo sabor e qualidade dos produtos, que vêm de pequenos produtores da região.

No Um Bom Lugar, um bufê variado é servido de segunda a sexta, das 11h30 às 15h, e aos domingos, das 12h às 16h. Durante a semana, a cada dia oferece um prato temático: rústico regional (segundas), árabe (terças), feijoada (quartas), rabada com polenta (quintas) e espanhola – paella e frutos do mar (sextas). Aos domingos, conta com música ao vivo com jazz e MPB. Sábados são reservados para eventos como aniversários e casamentos.

Já Um Bom Lugar Prime Salad é uma hamburgueria que mescla a gastronomia e a história de Santana de Parnaíba, na qual nomes e formulações dos hambúrgueres gourmet recebem características dos bandeirantes. Exemplo disso é o Anhanguera, que leva 200 g de blade de fraldinha com toque de flambado na cachaça. Anhanguera foi um bandeirante que vinha pelo rio e confrontava os índios colocando fogo em barris de cachaça. A casa também serve chope parnaibano e cachaças artesanais, além de sobremesas, como torna de maçã caramelizada com melado de cana. Abre de terça a quinta, das 12h às 22h; e sextas e sábados, das 12h às 23h.

R. Coronel Raymundo, 25
Tel.: (11) 4154-4642 / 4554-700
www.facebook.com/restauranteumbomlugar
www.facebook.com/umbomlugarprimesalad

2 thoughts on “Roteiro Gastronômico no Centro Histórico de Santana de Parnaíba

  • 07/07/2017 em 09:07
    Permalink

    Excelente matéria! ??????
    Sempre fico perdida quanto aonde ir quando queremos ir ao centro histórico, aí desistimos! rs
    Agora não mais! ?

    Resposta
  • 21/03/2019 em 21:47
    Permalink

    As telhas feitas nas coxas de escravos, comprovadamente pelas ciências humanas da história, da sociologia, da antropologia e da arqueologia, depois de décadas de estudos científicos, e não por ouvir dizer, É LENDA. O que justifica os tamanhos irregulares é que as formas eram de tamanhos diferentes e diâmetros diferentes. O que justifica a marca dos dedos é que o barro era moldado com as mãos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *