Metrô anuncia novo traçado da Linha 22-Marrom

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Ilustração: Reprodução/ Metrô CPTM

O Metrô de São Paulo anunciou na última semana detalhes da implantação da Linha 22-Marrom, que promete contemplar áreas importantes da nossa região, como Cotia e Osasco. Apesar de ainda estar na fase de estudo de projetos, já podemos esperar boas notícias para os moradores de Alphaville e arredores.

A implantação será dividida em duas fases, com prioridade para o trecho entre a estação Sumaré e a estação Granja Viana, com 13 paradas ao longo do percurso. A segunda fase implantará mais seis paradas até o terminal de ônibus de Cotia.

Osasco também ganhará duas estações neste segundo projeto, ao contrário do primeiro, que previa apenas a estação Santa Maria. A cidade agora receberá a estação Victor Civita, mais próxima da divisa com a capital. Com isso, a parada Cohab Raposo Tavares deixará de ser construída.

Como forma de oferecer mais recursos à população enquanto esta fase ainda não estiver entregue, o Metrô terá também um plano de atendimento por linhas de ônibus para a segunda fase na estação Granja Julieta, beneficiando também essa região da capital paulista.

Linha 22-Marrom do Metrô: alterações no projeto inicial

A Linha 22-Marrom já teve um projeto funcional realizado anteriormente, cujo traçado terminaria na estação Rebouças, da Linha 20-Rosa. Com a eliminação dessa parada por conta da proposta de retirar o ramal de parte do eixo da estação Faria Lima, a Linha 22-Marrom seguirá até a futura estação Teodoro Sampaio e depois até Sumaré, onde está a Linha 2-Verde. As mudanças no traçado da nova linha podem ser observadas no gráfico abaixo, que compara os dois projetos.

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Foto: Reprodução/ Metrô CPTM

Outros motivos foram levados em consideração para a alteração do traçado inicial, como o desenvolvimento de um bairro completo na Rodovia Raposo Tavares, chamado Reserva Raposo, futuras instalações da Cohab na região e ocupação irregular de algumas áreas, inclusive com assentamentos informais (comunidades).

Monte Belo e Universidade de São Paulo

Possível conexão com a Linha Arco Oeste-Sul da CPTM, a estação Monte Belo ficará localizada próxima à Rodovia Raposo Tavares, que antes teria também um terminal de ônibus.

Uma das grandes mudanças no traçado da Linha 22-Marrom foi levá-la mais ao norte, para atender a região do Rio Pequeno e da Universidade de São Paulo. Com isso, as estações Educandário Ester, Jardim Bonfiglioli, Vila Indiana e Corifeu foram retiradas do projeto.

Em seu lugar passamos a ter Jardim Esmeralda, Rio Pequeno, Universidade São Paulo e Vital Brasil, esta última fazendo conexão com a Linha 4-Amarela em Butantã. No caso da parada na USP, o local exato da implantação da estação ainda precisa ser definido entre a reitoria da universidade e o Metrô. É possível que este trecho seja feito em via elevada.

Além de aliviar o trânsito da Rodovia Raposo Tavares, as novas estações de metrô têm potencial para melhorar a ligação da região Oeste com locais de grande oferta de emprego, como a Av. Faria Lima, o bairro de Pinheiros e o eixo da Linha 2-Verde. As conexões nas estações Hebraica-Rebouças e Faria Lima podem aliviar o fluxo nas linhas 9-Esmeralda e 4-Amarela, na estação Pinheiros.

Maior demanda entre Granja Viana e o distrito de Pinheiros

Segundo o Metrô, o carregamento máximo será de 36 mil passageiros por hora no sentido mais procurado, e cerca de 13 mil passageiros por hora, no sentido menos procurado. “A maior parte da demanda desta linha concentra-se no trecho entre a região da Granja Viana e o distrito de Pinheiros, por isso foi definida como Fase I de implantação”, explicou a companhia.

Prazos

A licitação do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da Linha 22-Marrom terá a sessão de recebimento de propostas a ser realizada em 17/11. Essa data pode sofrer um adiamento, o que é comum em concorrências complexas como essa. O prazo de entrega dos estudos é de 35 meses, o que sugere que o Metrô terá acesso completo à toda documentação até 2026.

Acredita-se que as construções devem começar ainda no final desta década (2020 – 2030). Até lá, outras alterações podem ser feitas nos traçados, bem como os prazos podem sofrer mudanças, dependendo das prioridades dos futuros governos do estado.

 

(Fonte: Metrô CPTM)

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