Francisca Junqueira: uma artista de Alphaville

IMG_7659

A artista plástica Francisca Junqueira é moradora de Alphaville desde 1982. Formada pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) em 1974, participou de grandes eventos culturais junto à Construtora Albuquerque Takaoka durante o desenvolvimento do bairro.

“Dois anos após me mudar para Alphaville, fundei com a Iraci Saviani a escola Espaço Arte, onde durante uma década formamos um grande núcleo de artistas atuantes até hoje”, lembra Francisca. Atualmente, participa do Atelier de Arte Livre, também por aqui, junto com outros sete artistas. Ali, ministra aulas de Escultura, Design e História da Arte.

Especializada em Arte-Educação e em Escultura, Francisca teve grandes mestres em sua trajetória, como Nicolas Vlavianos, Carlos Jardim, Carlos Fajardo e José Rezende. Frequentou, inclusive, o curso de Design, da Domus Design, em Milão, na Itália.

Francisca também participou com sua arte em diversas mostras pelo Brasil e em países como Estados Unidos e França. “Em Nova Iorque, EUA, estive na Exposição dos Latinos Americanos, no Espaço de Design do MoMa – Museu de Arte Moderna, e na França, participei da Bienal Internacional de Saint Etienne e no Carrousel du Louvre, em Paris”, explica a artista plástica. No Brasil, ela integrou exposições em centros culturais e galerias de São Paulo e interior, como a Galeria Escultura e Arte Aplicada.

Abaixo, algumas de suas obras, as esculturas Infinito, Revoada e Módulo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *