Dias das Mães, surpreenda com elegância

brunch3Por Tatianna Covolato*

Aproxima-se o grande dia para comemorar esta incrível mulher, parte de nossas vidas – seja uma mãe, avó, segunda mãe, sogra ou a mãe de seu filho. Para que ela se sinta especial, logo imaginamos qual seria a surpresa que melhor combina com sua personalidade: poderá ser uma lembrança, cozinhar seu prato preferido, escrever um carinhoso cartão, levá-la para passear ou até mesmo preparar aquele café da manhã caprichado assim que ela acordar. Importante que venha do coração e tenha o seu estilo. Os detalhes também fazem toda a diferença, ainda mais quando acrescidos de um toque de elegância. Pensamos em algumas ideias para este grande dia: café da manhã na cama, na mesa com todos da casa ou um brunch com a família.

Café da manhã na cama
Um café da manhã na cama é pouco praticado na correria do dia a dia, mas muito associado a ocasiões especiais. Planeje com antecedência, adicione uma flor que a agrade, coloque as crianças para fazer seus próprios cartões, pense nos alimentos favoritos dela e na forma de dispô-los de maneira agradável e prática para serem degustados na cama. Escolha também as respectivas louças e um lindo guardanapo para o colo. Pequenos toques de amor podem ser adicionados: aqueça a xícara de café e gele o copo de suco antes de servir. Na bandeja, a disposição dos utensílios fica muito elegante quando estes são organizados como se a pessoa estivesse sentada à mesa: o prato no centro da bandeja com o guardanapo e o garfo à esquerda e os outros talheres à direita. No canto superior direito, o copo de suco e, ao lado o pires com xícara e colher, com alça e haste viradas para o lado direito. Se necessário, uma tigela para cereais.

brunch

Café da manhã com a família reunida à mesa
Definir uma mesa de café da manhã perfeita pode exigir planejamento de quem não está acostumado a fazê-lo. Organize-a de forma diferente da utilizada no dia a dia. Escolha a toalha de mesa ou jogos americanos combinando com os pratos, copos e talheres e uma peça central de flores ou frutas frescas. A mesa deve ser posta da mesma forma que na bandeja de cama. Posicione os lugares individualizados. Cada pessoa deve ter o seu próprio garfo, faca, colheres para cereais e para mexer a bebida quente. Se desejar, até mesmo geleias e manteiga podem ser oferecidas individualmente. Por fim, defina o que será servido e necessário e faça sua lista.

Brunch com a família
O brunch é uma combinação de café da manhã e almoço, e pode ser usado também para reunir outros familiares. Tenha a sua lista confirmada e planeje um espaço maior para o que será servido. Como quem toma brunch não almoça, o cardápio precisa ter uma variedade maior de opções, muitas vezes incluindo quiches e saladas, entre outras. Os pratos, neste caso, são os tradicionais de jantar; os talheres, maiores – garfo à esquerda do prato e faca à direita.  Se houver espumante, forneça uma taça apropriada. O copo ou taça de espumante são ambos posicionados à direita, acima do prato. A xícara fica abaixo dos copos, também à direita do prato. O guardanapo pode estar no lado esquerdo ou no centro do prato.

É necessário prever um espaço no centro da mesa ou aparador para as vasilhas e utensílios relacionados a itens específicos do menu do café da manhã ou brunch. Pode-se, ainda, incluir cartões com os nomes dos convidados para definir cada lugar. Caso utilize o espaço central da mesa,  uma dica é optar por flores individuais, sempre um ponto acolhedor para as visitas.

Temos certeza de que sua mãe vai se surpreender com o seu delicioso café da manhã!

*Tatianna Covolato é especialista em etiqueta social, corporativa e à mesa. Siga no Instagram @euvibytati_etiquette

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *