Sema: como funciona a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri
Você conhece o trabalho da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente – Sema, de Barueri? Ela trabalha de forma ampla e consistente em prol da causa animal. Nos últimos seis anos, essa atuação ganhou força por meio de grandes investimentos no setor, garantindo o bem-estar integral para mais de 50 mil animais. Além dos cuidados veterinários, do resgate e da preservação da fauna, a cidade se coloca como o melhor território de proteção animal da região.
Dentre os investimentos realizados, destacam-se as obras de ampliação da infraestrutura da secretaria, a compra de UTI Animal móvel e de equipamentos, e a contratação de profissionais para atendimento veterinário gratuito.
“A causa animal é prioridade da administração municipal e, por isso, investimos insistentemente na saúde e no bem-estar dos nossos pets”, garante o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira, o Bidu.
Cepad
O Centro de Proteção ao Animal Doméstico – Cepad é dividido em dois espaços: Cepad I e II. O Cepad I é o que as pessoas mais conhecem, onde ficam os animais prontos para adoção. O Cepad II é para onde eles vão aos serem resgatados, passam pelos primeiros cuidados, quarentena, até poderem migrar para a outra unidade e passarem pelos demais processos de socialização. Os animais são ressocializados visando a adoção sob a ética de guarda responsável. De 2017 até fevereiro deste ano, ocorreram 2.655 adoções.
Os cães e gatos abrigados recebem reforço vacinal, adestramento e registro animal – RGA. Já no Cepad II, o trabalho envolve resgate, recolhimento, microchipagem, castração e tratamento veterinário de animais adoecidos e vítimas de maus-tratos, incluindo os de grande porte, como equinos e bovinos.
Castrações
O controle populacional dos animais está sob o olhar atento do Cepad II. Barueri já realizou mais de 23 mil castrações gratuitas em seis anos.
Resgate animal
Desde 2019, quando foi criado, o Resgate Animal da Sema já amparou quase 4 mil animais. O serviço segue o que determina a Lei Municipal nº 2.753/2020: animais mordedores, suspeitos de zoonoses, doentes, agressivos, causadores de danos ao meio ambiente, em sofrimento ou sob maus-tratos.
Clínica veterinária
A clínica veterinária situada no Cepad I já atendeu mais de 10 mil animais de forma gratuita, desde 2018. Esse serviço foi ampliado em 2022, com aporte nas especialidades de cardiologia, ortopedia, oncologia, dermatologia, endocrinologia, odontologia, oftalmologia, obstetrícia, dentre outros. Além destas especialidades, são oferecidos tratamentos com oxigenioterapia, soroterapia, cirurgias, exames laboratoriais e de imagens, entre outros.
Cetas
Quando o assunto é preservação da fauna, o Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas é referência. Há 10 anos o espaço atua na reabilitação de animais vítimas de tráfico, de entregas voluntárias, resgates ou encontrados em situação de risco.
O Cetas tem como função a reinserção dessas espécies à natureza. Desde 2017, o centro já acolheu cerca de 11 mil animais e realizou o repatriamento de outros 3.500.
Canais de atendimento – saiba como solicitar os serviços da Sema
- Resgate Animal: (11) 4706-3953 ou WhatsApp (11) 94159-5003
- Serviços do Cepad: (11) 4198-0819
Crimes ambientais
- Polícia Ambiental: (11) 4789-0905
- Guarda Civil Municipal (11) 4199-1400
- Sema (11) 4199-1500
Aproveite também para conferir nosso Especial Pet 2023, onde você encontra tudo o que seu pet precisa em Alphaville e arredores.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/