Pets: entenda a guarda responsável de cães, gatos e outros animais
Amanhã, 14/3, comemora-se o Dia Nacional dos Animais. A data tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da vida em todas as suas espécies, e lembrar que os animais têm seus direitos também. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi constituída em 1978 na Bélgica, numa iniciativa da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, agência especializada das Nações Unidas – ONU que cuida desse tipo de iniciativa. Confira o documento na íntegra clicando aqui.
Guarda responsável: veja como funciona
A guarda responsável dos animais domésticos implica que tutores de cães, gatos e outros animais domésticos precisam entender que tomar a decisão de adotar um pet vai muito além da alegria de trazer o animalzinho para casa nos primeiros dias. Os tutores devem estar preparados para suprir os cuidados necessários para cada bichinho, que incluem alimentação, saúde, lazer, amor e carinho.
Animais domésticos dependem emocionalmente de seus donos e ter tempo para se dedicar a eles é fundamental. Conhecer os hábitos e as necessidades do animal que se pretende adotar também é importante para que ele e a família vivam em harmonia. Afinal, trata-se de um compromisso para toda a vida, considerando que cães e gatos podem viver, em média, 16 anos. É importante criar condições ideais para que o pet viva de forma sadia, se sinta feliz, seja sociável, tenha uma boa saúde e alimentação adequada.
Vale conversar com as crianças para que estejam prontas para ajudar a cuidar do gatinho ou do cãozinho. Crie uma lista definindo as responsabilidades que serão da criança, seja brincar diariamente, limpar o xixi etc., para que ela participe do processo e tenha noções de compromisso. A convivência com gatos e cães ajuda no alívio do estresse e é considerada uma fonte de apoio emocional aos pequenos, além de promover um estilo de vida mais saudável e o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
A guarda responsável também inclui o planejamento de cuidados por parte do tutor e os custos fixos para proporcionar uma alimentação adequada, manter visitas regulares ao veterinário, além de avaliar a necessidade de exercícios, adestramento e brincadeiras.
Nós aqui do Alphaville e Arredores amamos os pets e em breve lançaremos um especial bem bacana para facilitar a vida de tutores e seus melhores amigos de quatro patas. Fiquem ligados!
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/