Agosto Lilás: Barueri reforça enfrentamento à violência contra a mulher

Agosto Lilás: Barueri reforça enfrentamento à violência contra a mulher
Agosto Lilás acontece em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha e aos 10 anos da Lei do Feminicídio. Foto: Arquivo/Secom.

 

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, vai promover ao longo do mês de agosto a campanha Agosto Lilás, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha e aos 10 anos da Lei do Feminicídio. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a conscientização da população e intensificar o enfrentamento à violência contra a mulher.

 

Programação do Agosto Lilás em Barueri

 

Seminário discute avanços e desafios das legislações

No dia 12 de agosto, das 9h às 12h, acontece o seminário “19 anos da Lei Maria da Penha e 10 anos da Lei do Feminicídio: Desenvolvimento Histórico e Reflexos Práticos”, no Centro de Eventos (Rua Sebastião Davino dos Reis, 672, na Vila Porto).

O encontro reunirá especialistas, representantes da rede de proteção e do poder público para debater os avanços, desafios e impactos sociais dessas legislações, que representam marcos fundamentais no combate à violência de gênero no Brasil.

 

Exposição “Elas Estavam Aqui” traz reflexão simbólica 

Entre os dias 4 e 29 de agosto, o hall da Secretaria da Mulher (Rua Sebastião Davino dos Reis, 756, na Vila Porto) receberá a exposição “Elas Estavam Aqui”, inspirada na obra Zapatos Rojos, da artista mexicana Elina Chauvet.

A mostra contará com cinco pares de sapatos vermelhos, representando mulheres vítimas de feminicídio no Brasil: Daniela Perez, Eloá Cristina Pimentel, Eliza Samudio, Tatiane Spitzner e Mônica Granuzzo. A proposta é provocar uma reflexão profunda sobre a ausência deixada por essas vidas interrompidas e os impactos sociais da violência de gênero.

 

Em Barueri, Cram oferece acolhimento e suporte especializado 

A Secretaria da Mulher de Barueri mantém em funcionamento o Cram – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, um espaço de acolhimento e apoio para mulheres em situação de violência.

O local oferece atendimento psicológico, acompanhamento social e orientação jurídica, além de atuar em articulação com os demais órgãos da rede municipal. O objetivo é promover a superação da violência, o fortalecimento da mulher e o acesso a oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho.

 

Dados reforçam a urgência da causa

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 1.492 mortes de mulheres vítimas de feminicídio em 2024 – o maior número desde 2015, ano em que a legislação passou a definir o crime no país. O levantamento apontou que oito em cada dez vítimas foram mortas por companheiros ou ex-companheiros. Os números evidenciam a urgência de políticas públicas contínuas e efetivas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.

 

Agosto Lilás: Barueri reforça enfrentamento à violência contra a mulher
Em Barueri, Cram oferece acolhimento e suporte especializado às mulheres em situação de violência. Foto: Arquivo/Secom.

 

*Datas, horários e preços sujeitos a mudanças. Consulte sempre a programação no site dos responsáveis pelos eventos.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?