Transtorno do Espectro Autista: Barueri fortalece rede de atendimento
O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um tema que vem sendo cada vez mais acolhido pelo poder público da região. O Dia da Conscientização do Autismo, comemorado em 2/4 (último domingo), foi criado para alertar sobre a importância do acompanhamento precoce, da visibilidade e do acesso à informação sobre essa condição e é celebrado em todo o mundo. Por aqui, Barueri vem trabalhando ativamente para criar uma rede de atendimento cada vez mais fortalecida e engajada, visando garantir apoio ao desenvolvimento de pessoas com TEA.
Este é o caso de Heitor de Castro Abreu, de cinco anos, que recebeu o diagnóstico de TEA em agosto de 2022. De lá pra cá, teve toda a orientação necessária para iniciar o acompanhamento.
“O Heitor foi encaminhado pelo pediatra da rede para um neuropediatra e fomos muito bem atendidos. Depois acessamos a SDPD – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – e demos início em janeiro deste ano na equoterapia. Ele deu um salto no desenvolvimento e com apenas dois meses de tratamento na equoterapia melhorou o equilíbrio, a atenção e a sua autonomia. São pequenas mudanças que ao mesmo tempo são grandiosas”, conta a mãe de Heitor, Natércia de Castro Abreu.
Educação especializada para Transtorno do Espectro Autista
Heitor também conta com suporte em sala de aula executado pelo Departamento de Educação Especializada – DEE, da Secretaria de Educação, que atua na construção do processo de escolarização adequado para crianças com TEA e outras condições especiais.
“O aluno que está dentro do espectro autista recebe por parte dos profissionais de educação um olhar cuidadoso e principalmente pedagógico, respeitando o laudo deste aluno e valorizando a sua potencialidade em sala de aula. Sempre atuando em conjunto com outras secretarias, traçando estratégias com o foco no seu desenvolvimento”, explica a diretora do DEE, Deborah Hortência Leite.
Centro de Autismo
Atualmente está em processo de implantação o Centro de Referência do Autista de Barueri, que oferecerá serviços gratuitos com equipe multiprofissional, melhorando a qualidade de vida do usuário com TEA e seus familiares na rede pública municipal.
“A importância do tratamento do TEA não pode ser subestimada. Com o atendimento adequado, as pessoas com autismo podem alcançar seu potencial máximo, melhorando sua qualidade de vida”, ressalta o secretário de Saúde, Milton Monti.
Demais suportes
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD, além da equoterapia, também aponta caminhos para a pessoa com TEA por meio de apoio técnico nos departamentos de Empregabilidade, no Centro-Dia, Saúde e Movimento e no Departamento de Tecnologia Assistiva.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/