Cervejas em Alphaville: confira onde degustar as melhores opções na região
Cervejas em Alphaville: fizemos um guia com seis lugares para degustar sua bebida preferida e em ótima companhia aqui no bairro. Confira!
📌@all_shoppingdasbebidas – O maior shopping de bebidas da América Latina traz grande diversidade de cervejas. Tem de variados tipos para todos os gostos: da suave à mais amarga. Acompanhe suas redes sociais para ficar por dentro das degustações que acontecem por lá.
📌 @bbeergourmet – O empório premium traz uma seleção de cervejas artesanais e produtos gourmet. Além das bebidas geladas, oferece deliciosos aperitivos para acompanhar, bem como kits para presentear. Peça seu delivery e receba em uma hora se você for da região de Alphaville.
📌 @becoalfas – Com pouco mais de um mês em Alphaville, a casa já se destaca na escolha para quem procura o famoso chopp Brahma, bem como pela grande variedade de cervejas de 600ml e long necks. A picanha no réchaud é a boa dica para acompanhar a sua cerveja preferida.
📌 @imperiodacostelaoficial – Cervejas especiais complementam a experiência gastronômica farta e saborosa da casa, em versões exclusivas: American India Pale Ale, inspirada na clássica American IPA; e a German Hefeweizen, versão da tradicional cerveja de trigo da Baviera.
📌 @koebotequim – No botequim tradicionalmente carioca a gente encontra duas das cervejas mais pedidas por aqui: a Heineken e a Antarctica Original.
📌 @theblackhorsegastropub – No pub, todo dia é dia de uma boa cerveja. Além dos chopps nacionais, importados e premium, seu menu de bebidas inclui cervejas reconhecidas mundialmente, como a de origem holandesa Heineken e a alemã Erdinger, que é feita de trigo.
A história da Cerveja
As cervejas industriais e artesanais estão entre as bebidas mais consumidas no Brasil. Mas você sabe como as cervejas apareceram no país?
Quando os holandeses chegaram ao Brasil no século XVII, trouxeram consigo a cerveja e todos os equipamentos para produzi-la.
Eles vieram numa comitiva da Companhia das Índias e, entre os viajantes, estava o cervejeiro Dirck Dicx, que construiu a primeira fábrica de cervejas do país e das Américas, chamada Imperial Fábrica de Cerveja Nacional. Algum tempo depois, os holandeses foram embora e levaram consigo a cerveja, que só voltaria ao Brasil com a chegada da Família Real Portuguesa, 150 anos depois.
Com a abertura dos portos às nações amigas, o Brasil passou a importar cervejas inglesas e alemãs. Não demorou muito para a bebida sairem da corte e invadir as ruas, sendo entregue em barris e de carroça às famílias mais abastadas.
A popularidade da cerveja passou a crescer bastante a partir do século XIX, e algumas cervejarias artesanais foram surgindo no país. A primeira delas foi a Ritter, do Rio Grande do Sul, em 1846. Com o desenvolvimento dos processos industriais, fábricas maiores apareceram logo em seguida, como a Bohemia em 1853, Antarctica em 1885 e Brahma em 1888.
A bebida foi tão bem aceita conforme a distribuição foi aumentando nas diversas camadas sociais que hoje o Brasil ocupa o 3o. lugar em volume da bebida produzida no mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos, segundo dados mais recentes do setor.
De acordo com uma matéria publicada no G1 em junho deste ano, um levantamento inédito da Euromonitor mostra que o volume de cerveja comercializado no Brasil cresceu 7,6% em 2021, superando o avanço de 5,3% registrado em 2020 e atingindo o recorde de 14,3 bilhões de litros. Até então, o melhor resultado tinha sido o de 2014, ano que o Brasil sediou a Copa do Mundo.
Ainda segundo o portal, no ano passado, o crescimento foi puxado pela volta do consumo fora de casa, que saltou 9,2% na comparação com o primeiro ano de pandemia, enquanto o consumo dentro de casa cresceu 5,4% após ter disparado 17,6% em 2020. A expectativa é que o volume total de vendas da bebida cresça novamente ao redor de 8% em 2022, alcançando 15,4 bilhões de litros e marcando o 4º ano consecutivo de alta.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: