Clínica Dra. Patrícia D’Assunção: referência também em Medicina Estética
Com 20 anos de atuação, a Dra. Patrícia D’Assunção é uma das dermatologistas mais queridas e respeitadas de Alphaville. A médica tem vasta experiência tanto na parte clínica quanto em medicina estética e é referência quando o assunto é precisão em diagnóstico e atendimento de excelência.
Os principais procedimentos estéticos realizados em sua clínica são também os mais queridos pelas brasileiras:
- Bioestimuladores;
- Toxina botulínica;
- Preenchedores.
Aqui, você confere um guia para saber tudo sobre cada um deles e para que possa escolher, junto com o dermatologista, qual o procedimento mais adequado para os seus objetivos, necessidades e manutenção da sua saúde.
Toxina botulínica
Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria clostridium botulinum que, quando utilizada por injeção e em quantidades muito pequenas, em um músculo facial específico, bloqueia o impulso que orienta este músculo, causando o relaxamento local. O objetivo do tratamento é suavizar rugas e linhas de expressão ao impedir que o músculo se contraia e “pese” na expressão facial do paciente.
O tratamento envolve injeção em quantidades muito pequenas nos músculos subjacentes para imobilizá-los. A terapia atual é bem tolerada e rápida, assim como a recuperação. A toxina começa a fazer efeito sete a 14 dias depois e esse efeito perdura por cerca de três a seis meses, até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.
A toxina botulínica está diretamente relacionada com a prevenção do desenvolvimento de rugas profundas na pele. “Hoje sabemos que a toxina tem um efeito biomodulador. Estudos mostram que pacientes que começaram a utilizar a toxina a partir dos 20 anos de idade, em quantidades muito pequenas, conseguiram prevenir o aparecimento de rugas muito profundas na idade madura”, diz a Dra. Patrícia.
A terapia é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas, pés-de-galinha nos cantos dos olhos, linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.
A toxina também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas: o músculo é enfraquecido e relaxado, para não contrair. Esse tratamento pode prevenir que se formem novas rugas, porém, alguns músculos não podem ser tratados, pois realizam funções importantes na expressão natural do indivíduo, como o músculo que levanta as sobrancelhas e os músculos da linha do sorriso, uma vez que eles são necessários para as expressões dessa região e até para comer.
Outra indicação importante para o uso da toxina botulínica é a hiperidrose (transpiração excessiva). Essa condição pode ser aliviada com injeções altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há a paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e os especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.
Os efeitos colaterais da toxina botulínica são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento. Em casos raros, os pacientes podem desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, ou dor de cabeça, ou sobrancelha e/ou pálpebra caída, também temporariamente.
Bioestimuladores
Os bioestimuladores são substâncias que possuem grande capacidade de aumentar e estimular a produção do colágeno, que é uma proteína presente naturalmente em nosso corpo e que mantém a saúde e a juventude de certas estruturas, como a pele, mas que vai perdendo força com o passar dos anos.
No processo de envelhecimento humano (a partir dos 29 anos de idade, em média) ocorre uma perda natural de colágeno. Por esse motivo, a grande função dos bioestimuladores é aumentar a produção dessa proteína para poder manter seus níveis minimamente estabilizados com o passar do tempo. Podemos falar que os bioestimuladores acabam funcionando, basicamente, como uma “poupança de colágeno” para que o processo do envelhecimento seja mais suave.
Os bioestimuladores podem ser utilizados tanto no rosto quanto no corpo. Além da face, as áreas de maior aplicação são o pescoço, o colo, a parte interna dos braços, as mãos, a barriga, as nádegas e a parte interna das coxas.
“Os bioestimuladores são como um alicerce, fazendo um paralelo com a construção de uma casa. Os bioestimuladores dão a sustentação necessária com a fibra colágena que aumenta em até 65%, para depois fazermos o acabamento com toxina botulínica e com os preenchedores”, afirma a Dra. Patrícia.
Dentre os efeitos colaterais que podem surgir, estão o aparecimento de marcas roxas no local da aplicação (hematomas) e um pouco de inchaço na região (edema), ambos simples de resolver e reversíveis.
Já as contraindicações são para pacientes que tenham doenças autoimunes. Também não podem se submeter ao tratamento pessoas com alguma infecção ativa no local da aplicação e gestação.
Preenchedores
O preenchimento cutâneo é uma técnica empregada para correção de sulcos e reposição de volume da face, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e, assim, diminuindo sua profundidade, os chamados preenchedores.
O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje. O corpo humano fabrica esta substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos. Os preenchedores são realizados em combinação com outros procedimentos para melhorar o resultado, como o uso de toxina botulínica, lasers e peelings.
É indicado para atenuar rugas, cicatrizes e sulcos, principalmente o nasogeniano (vai do canto do nariz ao canto da boca, popularmente chamado de bigode chinês). Também é utilizado na correção de cicatrizes de acne, reposição volumétrica em áreas do rosto nas quais ocorreram perdas de gordura e de sustentação causadas pelo envelhecimento, contorno e volume dos lábios, tratamento de olheiras e contorno mandibular.
“Os preenchedores funcionam como um acabamento da face, para deixar a pele mais harmônica, colocar um pouco mais de volume em determinados pontos e em quantidades pequenas já que o alicerce da estrutura de sua face é feito com os bioestimuladores”, segundo a Dra. Patrícia se refere aos pacientes com mais de 40 anos.
Os preenchedores também têm efeitos colaterais. Após a aplicação do produto, por exemplo, a área pode ficar levemente avermelhada e inchada. Alergias, gestação, amamentação, doenças prévias e uso de medicação rotineira devem ser informados ao médico. O risco de alergia é raro.
Agora que você já tem todos os detalhes de como tais procedimentos são feitos, suas indicações e efeitos colaterais, marque seu horário com a Dra. Patrícia e cuide de sua beleza e autoestima com o que há de melhor no mercado.
Dra. Patrícia D’Assunção – CRM 116426
Avenida Cauaxi, 293, sala 2.719 – Edifício Alpha Green Business Tower – Alphaville – Barueri, SP
Tel.: (11) 4195-2089 (emergências)
WhatsApp: (11) 94798-5262 (informações e agendamentos)
www.patriciadassuncao.com.br
Instagram @patriciadassuncao.dermato
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
#publi
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/