Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral acontece de 7 a 11/8
A Leishmaniose Visceral humana e canina é uma doença grave que precisa ser combatida. A Prefeitura de Barueri e a Secretaria Estadual de Saúde realizam diversas ações de conscientização no município, assim como em todo o Estado de São Paulo, que visam alertar a população sobre este mal. As atividades fazem parte da Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral, de 7 a 11/8.
Com o slogan “#eu apoio e faço parte”, a campanha visa conscientizar instituições e a população sobre esse grave problema de saúde pública e como a contribuição de cada um é fundamental para salvar vidas.
Leishmaniose Visceral: saiba tudo sobre a doença
A Leishmaniose Visceral tem evolução lenta e pode atingir pessoas e animais, especialmente os cães. Ela é transmitida por meio da picada do “mosquito palha”, como é conhecido popularmente. Esse inseto costuma picar pessoas e animais ao entardecer e durante a noite. Esses mosquitos vivem próximos das residências e gostam de locais úmidos com sombra e acúmulo de material orgânico, especialmente restos de comida, fezes de animais, folhas e frutas apodrecidas.
Sintomas e prevenção
Os sintomas incluem febre prolongada, emagrecimento, fraqueza, anemia, diarreia, aumento do fígado e do baço. Ao identificar tais sinais, procure um serviço de saúde imediatamente. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para salvar vidas.
A prevenção começa dentro de casa. Ações simples garantem a segurança de todos. Veja abaixo algumas medidas que podem ajudar no combate à doença:
- Mantenha a casa e o quintal sempre limpos, sem folhas de árvores, fezes de animais, restos de alimentos e frutos apodrecidos
- Faça a poda de galhos de árvores e de folhagens para permitir entrada de sol e evitar umidade no solo
- Capine o mato rasteiro e apare os gramados
- Embale bem o lixo e respeite os dias e os horários do caminhão de coleta
- Evite manter abrigos de animais próximos da residência, como canil, chiqueiro e galinheiro
- Cuide da saúde e da higiene de seus animais, usando produtos veterinários destinados a repelir o mosquito, como coleiras, sprays e shampoos
- Não deixe seus cães soltos na rua
Não esqueça do seu cãozinho
A Leishmaniose Visceral canina não tem cura, mas a prevenção é a melhor forma de conter a doença. Caso apareça qualquer sintoma da doença nos cães, procure o serviço de zoonoses de sua cidade. Em Barueri, o Departamento Técnico em Controle de Zoonoses – DTCZ fica na rua Anhanguera, 200 – Centro. Os telefones são (11) 4198-5679 ou 4198-0424.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/