Janeiro Branco: saúde mental em foco
O mês de janeiro é dedicado às campanhas de conscientização da saúde mental por ser o primeiro do calendário, e por possibilitar o planejamento e mudança de hábitos nos meses seguintes, pois é época de promessas e renovação. O nome Janeiro Branco vem batizar este mês tão importante no calendário de campanhas de saúde no país.
A saúde mental merece a mesma atenção dada à saúde física. Quando o lado psicológico está doente, todo o corpo sofre consequências, como doenças psicossomáticas que ocasionam taquicardia, insônia e dores pelo corpo.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a depressão é comum e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas tenham esse transtorno.
A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Sara Turcatto, afirma: “Não são apenas as questões individuais, mas também o estilo de vida, condições de trabalho, fatores econômicos e sociais, alimentação, entre outros pontos. Esses e outros fatores somados, quando desalinhados, podem provocar distúrbios psicológicos”.
Janeiro Branco vem para derrubar estigmas e esclarecer a população
Estar mentalmente saudável é entender como lidar diariamente com os sentimentos que fazem parte da rotina, como alegria, tristeza e frustração. A forma como cada indivíduo lida com seus próprios conflitos e conquistas irá demonstrar se o paciente possui equilíbrio emocional e bem-estar.
Entender qual é o limiar entre ter ou não estabilidade na saúde mental e quando pedir ajuda pode ser um desafio, por isso, a coordenadora dá alguns exemplos do que é se sentir bem:
- Aceitar e lidar bem com as exigências cotidianas que a vida nos submete
- Reconhecer os próprios limites, não os ultrapassar e procurar ajuda quando falta controle
- Sentir-se bem e satisfeito com as relações com outras pessoas
- Sentir felicidade pela vida e em viver
- Saber fazer escolhas, desde as menos complicadas às mais complexas
Todas as pessoas devem procurar auxílio psicológico para evitar problemas em situações inesperadas e extraordinárias que provocam sofrimento emocional.
Se você sente que alguém de seu convívio ou você mesmo está passando por um momento desafiador, não hesite em procurar um profissional para conduzi-lo no processo de tratamento e melhora do seu bem-estar.
Saiba mais em: Janeiro Branco
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/