Governo de SP mantém exigência sobre uso de máscara em espaços abertos

uso de máscara

Foto: Canva

Atendendo às recomendações do Comitê Científico de São Paulo, o Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira, 2, que a exigência em relação ao uso de máscara em espaços abertos será mantida. Após a confirmação de dois casos da variante Ômicron em São Paulo na terça, 30, o Governo informou que iria solicitar um novo parecer ao Comitê Científico. Ontem, 1, foi confirmado o terceiro caso da variante em São Paulo. Um homem de 29 anos vindo da Etiópia que desembarcou no aeroporto de Guarulhos no último sábado quando testou positivo para Covid-19. A previsão era de que a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos no Estado de São Paulo começasse a valer no dia 11 de dezembro.

“Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população”, disse o governador João Doria (PSDB).

Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19.

Pesquisadores ao redor do mundo estão produzindo estudos para conhecer mais sobre a nova variante. No entanto, segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas medidas já conhecidas ao longo desses quase dois anos de pandemia podem ser grandes aliadas contra a disseminação da variante ômicron. São elas: uso de máscaras bem ajustadas, higienização das mãos, distanciamento social, quando tossir ou espirrar, cobrir a boca ou o nariz com o cotovelo. Também é destacado a importância da vacinação contra Covid-19 e a necessidade de completar o esquema vacinal com as duas doses do imunizante e, quando possível, a dose de reforço.

Nesta quinta, o Vacinômetro registra 78 milhões de doses aplicadas nos 645 municípios paulistas, com 76,15% da população com esquema vacinal completo e 84,7% protegida por ao menos uma dose de imunizante. Via redes sociais, o Governo do Estado de São Paulo informou que deu início a ação de reforço para aplicação da segunda dose e a dose de reforço da vacina contra Covid-19. A campanha vai até o dia 10 deste mês e é necessário consultar a programação do seu município nos canais oficiais de informação.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *