Centro de Especialidades faz aniversário e comemora ampliação
O Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta completa dois anos de funcionamento com números bastante expressivos: são cerca de 33 mil atendimentos por mês realizados por 165 funcionários da área da saúde, que atendem 23 especialidades.
A ampliação que marca o aniversário do Centro de Especialidades resultou na ativação de 66 salas, das quais 50 são consultórios médicos. Foram criadas mais uma sala de oftalmologia, outra de otorrinolaringologia e outra de ultrassonografia, além de salas separadas de medicação, pré e pós-consulta, de procedimentos (pequenas cirurgias), inalação, colocação de gesso, medicação e raio-X.
A unidade conta ainda com área administrativa remodelada, e um auditório para atendimentos em grupo e realização de eventos. O número de médicos disponíveis no Centro de Especialidades também impressiona: dos 165 funcionários do local, 96 são médicos.
Atualmente, os serviços mais procurados são os de cardiologia, oftalmologia, ortopedia e endocrinologia. Conforme a coordenadora da unidade, a médica Egg Regina Vendramin Wendriner, uma das características do equipamento é a diversidade na oferta de consultas e especialistas, “com uma infraestrutura física ampla, conforto e comodidade para a população”.
O complexo como um todo abriga também o Centro Especializado em Reabilitação – CER, o Serviço de Assistência Especializada – SAE e o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA. “Hematologia e psiquiatria, por exemplo, serão implantadas em breve, além da contratação de novos profissionais, como outros dois otorrinolaringologistas, um cardiologista e um ortopedista”, completou Egg, responsável pelo complexo.
Segundo o secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho, a humanização do atendimento é o foco de seu trabalho. “Só tenho a agradecer o empenho e a dedicação de todos. Temos aqui não só um prédio muito bonito, mas um atendimento maravilhoso”, completou.
A completa estrutura da unidade proporciona mais agilidade nos tratamentos. Para a ortopedista Patrícia Andrade Oliveira, estar num ambiente ambulatorial faz toda a diferença para realizar diagnósticos mais rapidamente e melhorar o atendimento como um todo. A médica, uma das mais experientes do local, ressalta que tem condições de solicitar mais exames, além de prescrever terapias diferenciadas, como fisioterapia e acupuntura. “Temos uma ótima estrutura acessória na rede para fazermos nosso trabalho”, concluiu.
Para a mastologista Anitta Camilla Lima, há oito meses na unidade, “a estrutura é muito boa, sendo muito importante a inclusão da especialidade da mastologia no tratamento da saúde da mulher”.
A passadeira Lourdes Gomes Souza, do Jardim Silveira, faz tratamento de uma trombose na perna esquerda há oito meses no Centro de Especialidades. “Tanto os médicos quanto os enfermeiros tratam muito bem da gente”, afirmou. Elogios também vieram do aposentado Francisco Yukiharu Murata, de 68 anos, do Engenho Novo, que sofre com problemas renais e utiliza os serviços da rede de saúde da cidade desde 1996. “Sempre gostei do atendimento. No geral, os serviços são ótimos”, disse.
Toda essa estrutura é prejudicada pelo absenteísmo: muitos munícipes agendam suas consultas e tratamentos mas não comparecem à unidade, o que prejudica seu funcionamento e a agilidade dos atendimentos à população que realmente precisa. “Essa é uma das nossas maiores dificuldades. Por isso a necessidade de a população se conscientizar sobre a importância e responsabilidade em cumprir as datas de agendamento”, finaliza a coordenadora do equipamento, a médica Egg Regina Vendramin Wendriner.
Centro de Especialidades – Informações
R. Benedita Guerra Zendron, 225 – Centro
Fone: (11) 3164-9601
Para acessar o Portal da Saúde de Barueri, clique aqui.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: