Praticatatum: música e cidadania para jovens carentes
Desenvolver por meio da música a sensibilidade, a cidadania, as habilidades artísticas e intelectuais dos jovens são alguns dos objetivos do Praticatatum. Criado em 2008, o então grupo de percussão que ocorria desde 2002 deu lugar a um amplo projeto de educação musical para os jovens de baixa renda da área oeste da cidade de São Paulo que residiam no distrito Raposo Tavares. Recentemente o Jardim São Luiz, da área sul, recebe também as atividades.
Participam do projeto cerca de 500 crianças e jovens de 6 a 20 anos de idade, que estudam percussão, musicalização infantil (xilofone, canto-coral e flauta-doce), violão, guitarra, contrabaixo, teclados, instrumentos de sopros e cordas, além da discotecagem com tecnologia musical informatizada.
O Praticatatum também avançou na criação de um grupo musical, realizando a integração de estudantes e construindo um ambiente musical, educativo e artístico. Os jovens recebem informações que vão da música popular à erudita, buscando referências não somente dentro das salas de aulas, mas também frequentando e atuando em eventos, shows e concertos nos teatros da cidade de São Paulo. Um dos eventos que sua orquestra participou foi a abertura do CBLol 2015, no Allianz Parque. Confira no vídeo abaixo:
Atualmente, o Praticatatum é patrocinado por algumas empresas. Porém, busca continuamente por novos parceiros e patrocinadores para suprir os custos com professores, equipamentos e ações que contribuem para sua prática educativa e social tão importante para a comunidade carente naquela região. Quem tiver interesse em patrocinar, não importa o valor ou o serviço, pode entrar em contato pelo tel.: (11) 99442-2874, com Luisa Lobão, ou e-mails [email protected], [email protected], [email protected] e [email protected].
Saiba mais em www.praticatatum.org.br
Foto: Divulgação