Outubro Rosa: Barueri terá programação com diversas ações

Com o tema “Conscientizar, apoiar e acolher”, a Prefeitura de Barueri elaborou a campanha Outubro Rosa 2025, que acontece durante todo o mês, com palestras, atividades físicas, rodas de conversa, ações de saúde e mobilização social.
Neste mês, servidores municipais participarão da campanha por meio do uso de roupas, acessórios e adereços na cor rosa. O Ganha Tempo será ponto de coleta de doação de cabelos e contará com um painel decorado para fotos. Além disso, dois ônibus do transporte coletivo circularão pela cidade envelopados em referência ao movimento.
Núcleo de Combate ao Câncer de Mama
O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri, vinculado à Secretaria da Mulher, é um serviço permanente que oferece apoio integral a mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, o Núcleo proporciona atendimento humanizado por meio de rodas de conversa, oficinas de artesanato, atividades físicas e momentos de embelezamento. Além disso, também disponibiliza perucas, lenços, sutiãs pós-mastectomia e próteses, visando promover o bem-estar e a autoestima das participantes.
O núcleo possui mais de 500 mulheres cadastradas e são carinhosamente chamadas de “pérolas rosas”, e está localizado na Secretaria da Mulher.
Rede de saúde
Na rede de saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promoverão palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e outras iniciativas de conscientização.
Atualmente, Barueri dispõe de dois mamógrafos no Centro de Diagnósticos. Para realizar a mamografia, a paciente deve agendar uma consulta na UBS com o ginecologista ou com um enfermeiro. A equipe avalia a necessidade do exame e, em caso de indicação, a paciente é inserida na fila de atendimento.
Programação do Outubro Rosa em Barueri
9/10 – Palestra “Prevenção do Câncer de Mama”, às 9h, na Secretaria da Mulher.
9/10 – Palestra “Conscientizar, apoiar e acolher”, às 9h, no CRAS Paulista.
14/10 – Palestra com psicóloga e nutricionista, às 10h, na Secretaria da Mulher.
15/10 – Blitz Rosa, às 10h, em frente à Secretaria da Mulher e no Ganha Tempo, com entrega de laços e cartões.
16/10 – Palestra “Saúde da Mulher”, às 14h, no CRAS Jardim Belval
16/10 – Palestra “A importância da rede de apoio para pacientes oncológicas e seus familiares”, às 14h, na Secretaria da Mulher.
17/10 – Roda de conversa “Chá com Afeto”, às 14h, no Parque Municipal Dom José.
20/10 – Exposição dialogada sobre mitos e verdades, das 9h às 14h, no CRAS Silveira.
21 e 24/10 – Rodas de conversa, das 14h às 16h, no CRAS Imperial.
22/10 – Zumbalada Rosa, das 19h30 às 21h, no Ginásio de Esportes José Corrêa.
24/10 – Caminhada Rosa, às 8h, no Parque Municipal Dom José.
29 e 30/10 – Rodas de conversa no CRAS Engenho Novo em diversos horários.
29 a 31/10 – Exposição de Chinelos (produtos confeccionados pelas mulheres em tratamento contra o câncer de mama) na Feira da Mulher Empreendedora, no Ganha Tempo, das 10h às 17h.
Endereços:
- CRAS Engenho Novo: Avenida Capitão Francisco César, 180, na Vila Pindorama;
- CRAS Imperial: Rua Pero Vaz de Caminha, 8, no Parque Imperial;
- CRAS Jardim Belval: Rua Casemiro de Abreu, 329, no Jardim Belval;
- CRAS Paulista: Avenida Marginal Direita, 1.054, no Jardim Paulista;
- CRAS Silveira: Avenida Presidente Kennedy, 125, no Jardim Silveira;
- Ganha Tempo: Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro;
- Ginásio de Esportes José Corrêa: Avenida Guilherme Perereca Guglielmo, 1.000, no Centro;
- Parque Municipal Dom José: Avenida Ângela Mirella, 500, no Jardim Maria Tereza;
- Secretaria da Mulher: Avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, na Vila Porto.
Combate ao câncer de mama
De acordo com dados do Painel Oncologia Brasil, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2023, o Brasil registrou mais de 319 mil casos de câncer de mama. Desse total, 157,4 mil ocorreram em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária indicada para o rastreamento regular.
Na sequência, chama a atenção o número de diagnósticos em mulheres mais jovens: 71.204 entre 40 e 49 anos, e 19.576 entre 35 e 39 anos. Juntas, essas faixas etárias representam 33% de todos os casos diagnosticados no período.
As iniciativas buscam ampliar a visibilidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de envolver servidores e a comunidade em atividades de cuidado, acolhimento e informação.

*Datas, horários e preços sujeitos a mudanças. Consulte sempre a programação no site dos responsáveis pelos eventos.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/