O Lavandário

img_5876

Imagine um cenário com algumas semelhanças ao de Provence, no sudeste da França, onde há o cultivo de lavandas. Assim é o Lavandário, que está localizado em Cunha, cidade do estado de São Paulo situada na serra entre o Vale do Paraíba e o litoral, e que tem altura média de 900 m e 1.300 m, estações mais definidas, ventos e solo árido, típicos para plantas agrestes. Ali são plantadas várias espécies de lavanda, sendo que a Lavandula dentata predomina nos campos, florindo durante o ano todo e levando uma nova paisagem para a região.

Quem visita sente a emoção de quem se aproxima de um campo de lavandas. Suas espigas de flores entre o violeta e o azul perfumam o ar e trazem a sensação de conforto e equilíbrio. Nossa vizinha Renata Lourenço esteve por lá e nos conta sua experiência: “fui com minha família no final de julho e estava bem cheio. Para chegar até a plantação existe uma subida íngreme, que pode ser feita de carro ou a pé. Optamos por subir a pé. O lugar é lindo mesmo. Dá para andar entre as flores e as pessoas aproveitam para fazer belas fotos. Sempre tive vontade de conhecer as lavandas da região de Provence e quando eu soube deste lugar, fiquei curiosa para visitar. Tem uma pequena loja onde servem cafés, sucos e pequenos lanches, além de sabonetes e cremes à base de lavanda. Vale a pena o passeio”, comenta.

img_5905
Renata Lourenço

A loja que a Renata citou fica no deck, onde dá para aproveitar a vista e aguçar os sentidos sentindo a brisa das montanhas tomando um chá ou café ou, ainda, um sorvete de lavanda, servidos no Café do Lavandário. Como lembrança, os visitantes podem levar para casa produtos artesanais produzidos ali mesmo, como cosméticos, essências, temperos e objetos terapêuticos.

O local também oferece massagens e promove o workshop Vivências entre Lavandas, que ensina a plantar mudas, podar lavandas e utilizar flores podadas, além de demonstrar a destilação de óleo essencial. É necessário agendamento prévio para ambos.

O Lavandário abre de sexta a domingo e feriados, das 10h até o pôr do sol. Ingressos a R$ 10, sendo que maiores de 60 anos pagam meia-entrada e crianças de até 12 anos não pagam.

O Lavandário
Estrada Cunha – Paraty, SP 171, km 54,7. Cunha, SP
www.lavandario.com.br

Fotos: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *