Semáforos sonoros são instalados no centro de Barueri
O centro de Barueri já conta com semáforos sonoros para auxiliar na travessia de pessoas com deficiência visual ou baixa visão. A iniciativa é da Secretaria de Mobilidade Urbana – Semurb e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD.
Os semáforos sonoros (chamados de botoeiras sonoras) foram instalados nas travessias das avenidas Henriqueta Mendes Guerra e Vinte Seis de Março, que dão acesso à Farmácia Municipal 24 horas, e ao Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaine, via rua Campos Sales, ambas situadas no Centro. O novo sistema soma ao dispositivo instalado em frente à SDPD.
Para utilizar esse tipo de equipamento, basta que o pedestre acione o sistema pelo botão. Uma vez acionado, ele emite uma fala seguida de um “bipe” que indica o tempo certo para a travessia. Basta apertar o botão por três segundos e aguardar instruções sonoras.
O som emitido pelos semáforos também conta com um sistema de controle de ruído que aumenta ou diminui a intensidade sonora de acordo com o ambiente externo.
“Esses semáforos controlam todo o movimento, que é muito intenso nessa região, tanto de pedestres quanto de veículos. Isso porque dão acesso a locais de maior fluxo, que são terminais rodoviários e os comércios, assim como a Farmácia Municipal. Com o dispositivo sonoro as pessoas com deficiência visual vão saber quando devem atravessar nas faixas de pedestres”, ressalta o coordenador de Mobilidade Urbana, José Luiz Pinheiro Oliveira.
“Acho que foi um super avanço para o município, garante mais independência com segurança. Quando não tem essa opção de um semáforo acessível a gente encontra dificuldade porque precisa sempre do auxílio de alguém para ajudar na travessia”, diz Lilian Pereira Cascardo Oliveira, assistente social e deficiente visual.
Semáforos sonoros são resultado de importante parceria entre Secretarias
O secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos), enaltece a parceria com a Semurb em prol das pessoas com deficiência na cidade:
“Sempre fizemos essa aproximação com a Semurb para melhorar a mobilidade da pessoa com deficiência. Nos reunimos para saber quais seriam os primeiros locais a receberem o novo sistema e assim conseguimos ampliar acessibilidade”.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: