Obras do Hospital Regional de Barueri seguem avançando

Para a primeira fase das obras do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, a previsão é de que em setembro deste ano já sejam entregues o piso térreo, o primeiro, o segundo e o terceiro pavimentos. Os demais andares têm entrega prevista para abril de 2023.
Hospital Regional
Foto: Ricardo Santos/ Secom

O convênio firmado entre a Prefeitura de Barueri e o Governo do Estado de São Paulo trará para a cidade um hospital de estrutura completa, que atenderá Barueri e cidades vizinhas: serão 442 vagas descobertas de  estacionamento, 17 elevadores e 360 leitos, com atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirurgia e cirurgia bariátrica na alta e média complexidades. A Prefeitura estima que a nova unidade de saúde terá capacidade para 1.100 internações e 580 cirurgias por mês. Do total de leitos previstos, 50 serão de UTI. Além disso, o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes terá oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.

De acordo com o convênio firmado em agosto de 2019, a Prefeitura de Barueri ficou responsável por doar o terreno, fazer o projeto e se arcar com 50% do valor da obra. Já o governo estadual custeia a outra parte da execução e o funcionamento do hospital regional depois de pronto. Até o presente mês de julho, as obras já passam dos 60% de conclusão, confirmando o ritmo acelerado do empreendimento.

A MPD Engenharia é a empresa responsável pela execução da obra, feita em estrutura metálica com fechamento em placas pré-moldadas.  O engenheiro civil Bruno Giuliano F. Duccini destaca: “A construção do Hospital Rota dos Bandeirantes é histórica para a cidade e região. O projeto só é possível porque teve planejamento e parceria entre os poderes (municipal e estadual) e a inciativa privada”.

Hospital Regional
Foto: Ricardo Santos/ Secom

Para o Secretário de Obras da cidade, Beto Piteri, “esse hospital regional chega para reforçar nossos investimentos e ficar marcado por ser um projeto para salvar vidas. Um equipamento moderno, que será bem preparado para atender nossa gente”.

Para os moradores da cidade, o hospital chega em excelente momento. De acordo com a haitiana Lala Jean, nascida em Porto Príncipe, moradora de Barueri há três anos e mãe de uma criança que estuda em uma das maternais no Jardim Paulista, “é uma obra que vai valorizar a cidade e trazer segurança para quem precisar usar a saúde. Acho ótimo. Barueri é uma cidade muito boa para a gente morar. Tem tudo! Já tentei morar em outra cidade, mas aqui é melhor”, elogiou. Já Maciel Oliveira da Silva, morador do Vale do Sol há 20 anos, concorda: É o hospital que estava faltando na cidade. É próximo e será muito bom para o atendimento à população”.

A Prefeitura de Barueri segue investindo constantemente na melhora da infraestrutura da cidade e da qualidade de vida de seus moradores, fazendo jus à sua excelente colocação nos rankings de desenvolvimento da região, conforme noticiamos recentemente. Clique aqui para ler a matéria completa, que traz o ranking desenvolvido pelo Sebrae-SP em que avalia pontos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de cada cidade avaliada.

Hospital Regional
Foto: Ricardo Santos/ Secom
Hospital Regional
Foto: Ricardo Santos/ Secom

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?