Governo lança Celular Seguro, que promete bloqueio de aparelhos roubados em até 10 minutos
O Governo Federal lançou nesta terça-feira, 19 de dezembro, a plataforma Celular Seguro, que notifica roubos, perdas e furtos de aparelhos celulares a instituições parceiras para tentar inibir crimes relacionados a smartphones.
Além da versão web, via navegadores, (clique aqui para acessar), a plataforma terá o aplicativo para Android e iOS liberado nesta quarta-feira, 20 de dezembro.
Por meio do Celular Seguro, é possível que os usuários registrem ocorrências com seus smartphones e peçam o bloqueio tanto da linha telefônica quanto de aplicativos bancários. Uma das promessas é que a ferramenta faça esses bloqueios de forma imediata, em até 10 minutos.
Celular Seguro: como funciona
Ao registrar uma ocorrência, o Celular Seguro envia imediatamente o pedido de bloqueio para as instituições parceiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela plataforma.
Para utilizar o Celular Seguro, é preciso ter uma conta gov.br. Ao logar, dá para cadastrar aparelhos, pessoas de confiança e ocorrências como roubo, furto ou perda do smartphone.
Em caso de perda, roubo ou furto, o usuário ou a pessoa de confiança cadastrada podem registrar o ocorrido e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fará a comunicação às instituições parceiras. Vale guardar o protocolo gerado para usar futuramente.
A versão mobile terá funcionalidade parecida com a versão web. Basta baixar o app na Play Stores (Adroid) ou na App Store (iOS) e logar com a conta gov.br.
Fonte: Olhar Digital e Exame
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/