Aposentadoria pelo INSS: confira as regras para 2024
A Reforma da Previdência, de 2019, mudou os critérios para o benefício da aposentadoria ao trabalhador do setor privado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir de 1º de janeiro de 2024, a idade mínima por tempo de contribuição e os pontos necessários aumentarão tanto para homens quanto para mulheres.
Quem busca se aposentar em 2024, precisa observar as regras de transição, por idade e por tempo de contribuição ao INSS. Para ter direito a se aposentar, o contribuinte precisa alcançar o limite de 100 pontos para mulheres, em 2033, e de 105 pontos para homens, em 2029.
Regras dos pontos
O tempo de contribuição, de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens, soma-se à idade do trabalhador:
- Mulheres: somam 91 anos para aposentar (no mínimo, 61 anos de idade);
- Homens: somam 101 anos para aposentar (no mínimo, 64 anos de idade).
Regras da idade regressiva
Quem não atingiu pontos suficientes, mas completou a contribuição necessária, a mudança ocorre na idade, que sobe seis meses a cada novo ano.
- Mulheres: 58 anos e 6 meses e 30 anos de contribuição;
- Homens: 63 anos e 6 meses e 35 anos de contribuição.
A idade mínima deixará de subir a cada novo ano em 2031 para mulheres, tornando a idade mínima em 62 anos, e para homens em 65 anos em 2027.
Regras de transição por idade
Na transição por idade, o tempo mínimo de contribuição ao INSS deverá ser de 15 anos:
- Mulheres: 62 anos
- Homens: 65 anos
As regras acima valem para quem já estava para se aposentar. Para que começou a trabalhar após 2019, os critérios atuais serão aplicados. Ou seja, só adquirem direito de se aposentar:
- Mulheres: 62 anos de idade e 30 anos de contribuição;
- Homens: 65 anos de idade e 35 anos de contribuição.
Aposentadoria pelo INSS: faça uma simulação
Para descobrir se você já pode se aposentar pelo INSS, basta acessar o aplicativo Meu INSS ou o site do INSS para conferir o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e fazer uma simulação da aposentadoria. Todo o processo é gratuito e não precisa de advogado.
Fonte: Valor Investe
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/