Baguete francesa é declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

baguete patrimônio unesco padaria francesa Sagrado Boulangerie
Foto: Divulgação/ Sagrado Boulangerie

O pão é uma unanimidade: não há quem não ame um pão fresquinho, crocante por fora e fofinho por dentro. Combinado com um café fresco de manhã ou acompanhando uma bela tábua de queijos é sempre um sucesso. A tradicional baguete francesa é campeã dessa junção deliciosa de crocância e maciez, e por isso foi declarada pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Atualmente o pão mais consumido em toda a França, a baguete surgiu no país nos anos 20. Hoje, cerca de seis bilhões de baguetes são vendidos por ano na terra de Maria Antonieta (que, infelizmente, não chegou a experimentar essa delícia mas era fã de outra receita clássica francesa, o brioche).

De acordo com a Unesco, além do pão em si, a própria forma de preparo do alimento foi destacada na premiação, pelo “savoir-faire”, a forma particular de preparar, amassar e assar o pão, diferente dos processos em que a baguete é produzida de forma industrializada.

Segundo a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, esta inscrição “celebra também toda uma cultura: um ritual cotidiano, um elemento que estrutura as refeições, um sinônimo de troca e convivência”. O prêmio é um reconhecimento às padarias tradicionais, que vêm fechando na França, principalmente no interior.

“É um reconhecimento para a comunidade de padeiros e confeiteiros”, explicou Dominique Anract, presidente da Confederação Francesa que reúne esses “artesãos” da farinha e do fermento.

Baguete francesa original pertinho de casa

Aqui no bairro temos uma autêntica padaria francesa que produz as baguetes da forma original, a Sagrado Boulangerie. Elas são feitas com farinha francesa de alta qualidade (com selo CRC “Label Rouge”, aprovado e controlado pelo governo francês), grãos selecionados, sem aditivos químicos e ricos em proteína (14%).

A receita da baguete é de longa fermentação: são 48 horas fermentando com levain para então ser modelada e assada. Estas são etapas tradicionais na França e seguidas à risca na Sagrado, o que garante uma casquinha crocante, sabor suave e miolo denso com muito alvéolos (furinhos criados na massa no processo de fermentação).

baguete francesa padaria unesco patrimônio Sagrado Boulangerie
Foto: Divulgação, Sagrado Boulangerie

Saborosa pura, com azeite e sal, com antepastos e geleias, você pode saborear na Sagrado a verdadeira baguete francesa nos sanduíches especiais da casa: Champs-Elysées, preparado com queijo espete, presunto de Parma San Danielle e geleia de maçã da marca; Moulin Rouge, com queijo muçarela de búfala e confit de tomate da casa; Arco do triunfo, com salmão defumado, cream cheese, cebola roxa e azeite.

A Sagrado Boulangerie também inova e oferece a tradicional baguete francesa com carvão ativado adicionado a receita tradicional, que auxilia a digestão, elimina toxinas, controla o colesterol e a oleosidade da pele.

baguete francesa padaria Sagrado Boulangerie prêmio unesco
Foto: Divulgação/ Sagrado Boulangerie

A Sagrado Boulangerie fica Av. Copacabana, 325, 18 do Forte Empresarial. Entre em contato: (11) 2391-0527

(Fontes: Estadão e Sagrado Boulangerie)

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?