Etiqueta no avião
Por Tatianna Covolato*
Viajando, gestos de cortesia são sempre apreciados. Ser pontual, respeitar o tamanho da bagagem exigido pelas companhias e ser educado com a tripulação são algumas das atitudes indispensáveis ao viajar de avião.
– Por se tratar de um espaço restrito, deve-se fazer tudo de maneira mais contida e utilizar um tom de voz mais baixo para não invadir o espaço do outro.
– Por que não ser gentil? Se estiver desacompanhado e perceber um casal viajando separadamente, ofereça o seu lugar.
– Verifique antes de reclinar o seu assento e lembre-se de colocá-lo de volta na vertical durante as refeições.
– Evite usar as poltronas da frente para apoiar-se na hora de levantar ou sentar.
– Com crianças, deve-se fazer o máximo de esforço para não incomodar outros, inclusive chutes em assentos e barulhos em excesso.
– Precisando levantar-se além do habitual, certifique-se de sentar-se no corredor; não sendo possível, deve-se planejar com antecedência as idas ao lavatório. Lembre-se de deixar em ordem para o próximo.
– No banco do meio, procure deixar disponível um apoio de braço.
– Odores fortes – bons ou ruins – esteja atento.
– Conversando, deve-se avaliar a disposição e evite insistir.
– Precisando dar sinais de que não deseja conversar, abra um livro, coloque seus fones de ouvido de forma discreta ou feche os olhos.
– Janelas – abertas ou fechadas – deve-se haver um consenso. Sendo necessário, consulte seu vizinho e receio da vista do alto, sugira a troca de assento.
Por fim, seja paciente ao desembarcar e agradeça à tripulação pelos serviços prestados.
*Tatianna Covolato é especialista em etiqueta social, corporativa e à mesa. Siga no Instagram @euvibytati_etiquette
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2