Dr. Bactéria responde: mitos e verdades sobre o coronavírus e higienização em geral

Em abril, fizemos uma live com o nosso vizinho e biomédico Dr. Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria. Ele respondeu às dúvidas dos nossos seguidores a respeito dos mitos e verdades sobre o coronavírus e deu várias dicas de higienização para o nosso dia a dia. Abaixo, você confere um resumo desse bate-papo:

Cuidados relacionados ao coronavírus:

Para limpeza das mãos, qual é o melhor: o sabonete ou o álcool em gel?
O álcool em gel é só para utilizar fora de casa. Se você lavar a mão com água e sabão adequadamente, reduz a contaminação em 91%. Se você lavar a mão com álcool em gel, mesmo fazendo direitinho, de 15 a 20 segundos, diminui em 85%. Então, o álcool em gel é só para quando não tiver uma pia próxima a você.

Até onde é verdade que as crianças são transmissores do vírus?
Quais os grupos de risco? Todo mundo. Todo ser humano é grupo de risco, que pode pegar a doença. Nas crianças, foi visto que elas têm facilidade um pouco menor de passar, não por uma característica, mas por terem resistência maior. Quando você tem a resistência maior, você tem menos quantidade de vírus. O coronavírus nunca matou ninguém. O vírus ocasiona uma resposta do organismo, ou seja, o que mata as pessoas é o próprio organismo. A trombose e o edema pulmonar estão relacionados com uma resposta do organismo. Se for assintomático, fica 12 dias; se for uma pessoa hospitalizada, fica 21, 22 dias. Todas as medicações são para diminuir e eliminar a resposta do próprio organismo, aí você dá anticoagulante, anti-inflamatório.

Uma máscara não basta mais, é verdade?
A máscara não foi feita para te proteger. A máscara foi feita para proteger o médico, o paramédico, o dentista, aquele pessoal que está atendendo pessoas e que pode respirar esse vírus e pegar a doença. Se você usa N95 e a PFF2, pode usar. A gente que não está nessa área, que não atende direto pessoas, a máscara serve quê? Quando você fala, solta gotículas de saliva que chega a 1,80 m de distância, então por isso é indicado ficar 2 m de distância de outras pessoas, para você não pegar. Isso é fácil na rua, o duro é dentro do ônibus, do metrô. Então, é indicado usar uma máscara para impedir que essa gotícula de saliva chegue até outra pessoa. Uma máscara de 2 ou 3 camadas já tem totalmente tem esse efeito. Depois de usar, você pega 1 litro de água, 4 colheres de sopa de detergente e 1 colher de sopa de bicabornato e coloca a máscara dentro, deixa 5 minutos, enxágua e pendura. Pode pôr na máquina de lavar roupa? Pode desde que você coloque no saquinho para roupas frágeis, sempre 1 xícara de bicarbonato para cada 10 kg de roupa. O bicarbonato é porque o coronavírus é uma bola de gordura, então ele é um produto detergente também.

Para quem bebe Whisky, é menos provável de pegar o vírus?
Não, porque a quantidade de álcool que tem na bebida, que depois é neutralizada no sangue, não mata nem as bactérias medicinais.

Eu devo lavar as compras, espirrar álcool nelas?
Você está perdendo tempo. Quando chegar em casa, lave as mãos e guarde as compras. Não precisa fazer mais nada. Nunca teve um caso de covid-19 por isso. Mas eu sou um pouco mais exigente, porque acho que as bactérias não pegaram férias. Pode ter um rato que fez xixi, tem a leptospirose, então indico que você faça uma solução com 1 litro de água, 1 colher de sopa de detergente e 1 colher de sopa de bicarbonato. Coloque em um spray e espirre no saco de arroz, de feijão, enlatados e depois passe um pano. Os saquinhos do supermercado podem usar direto, para coco de cachorro, lixeira.

Precisa esterilizar as caixas de correspondências?
Não, você pode usar a mesma solução. Na caixa de pizza, você joga em cima dela. O que eu indico para vocês é evitar pedir pizzas que contenha cebola, rúcula ou azeitona, porque a pessoa pega com a mão e não tem nenhum processo higiênico depois disso.

É bom usar luvas?
O que você faria com luvas que não faria com sua mão? A luva é mais psicologicamente. De repente você até lavaria a sua mão, mas de luva? Você pode nem lavar porque acha que pode estar tendo segurança.

Alguns supermercados colocaram uma câmera de ultravioleta para esterilizar e higienizar as compras. Isso é efetivo ou é bobagem?
É totalmente bobagem. A ultravioleta funciona desde que você mantenha uma distância, não tenha sombra e por um tempo pré-determinado. Quando você coloca o carrinho, não tem distância, não tem tempo pré-determinado, tem sombra. Isso não tem nenhuma função.

O que fazer se um manobrista estacionar meu carro?
Pulverize o volante, passa um pano e acabou. A possibilidade de você pegar por contato é tipo 1%; 99% é de pessoa para pessoa e ainda se tiver contato por 15 minutos com uma pessoa que esteja doente. Por isso, se você deixar tudo ventilado, deixar a janela do seu carro aberta, a possibilidade de você pegar coronavírus é nula, é mínima. Dentro do elevador, você não vai ficar 15 minutos com uma pessoa. Nada de apertar botão de elevador com clips, caneta ou palito de dente, use o dedo e depois passa álcool em gel.

Dicas de higienização no dia a dia:

Precisa higienizar o chuveiro? Como fazer isso?
A água tem muito cálcio e magnésio e conforme você esquenta a água, a tendência desse cálcio é petrificar, fazendo com que tampe os buraquinhos do chuveiro. O que dissolve cálcio? Coisas ácidas. Então você desliga o chuveiro elétrico para não tomar choque, coloca o bocal dentro de um saco plástico, coloca vinagre, fecha e deixa o vinagre nesse bocal em contato da noite para o dia. No dia seguinte, tira o saco e abre a torneira. O cálcio sai todo. É bom fazer a cada 30 dias.

Qualquer vinagre serve?
Vinagre é um produto excelente. Não é um produto de limpeza desengordurante tanto quanto o bicarbonato, mas o vinagre tem ação de amaciante para roupas, pode usar para desentupir pias, é só colocar 2 colheres de sopa de bicarbonato num copo de vinagre. Tem função de limpeza, ação de desinfeção, desinfetante para geladeira. Se quiser desodorizar e limpar o micro-ondas, coloque 1 frasco com vinagre e liga por 5 minutos, que faz todo processo de eliminação de odores. A característica do vinagre não é de onde ele veio, é quanto de ácido acético ele tem. O vinagre de mesa tem 4% de ácido acético. Existem alguns vinagres que são indicados para limpeza que têm 6%, são 50% a mais de ácido acético. Esse vinagre de 6% eu não indico para salada porque é muito forte. Para limpeza, você pode usar o vinagre normal, só que eu indico mais você utilizar o vinagre de álcool ou o branco porque o tinto pode sujar.

Qual a melhor maneira para higienizar celulares, tablets e computadores?
O álcool é inimigo de borracha, então tudo o que for emborrachado, você não pode usar álcool. Por ex.: capinha de celular, a parte interna do seu carro porque o volante é emborrachado e vai estragar. A água é inimiga de aparelhos eletrônicos. Álcool em gel, por que que chama de álcool 70%? Porque ele tem cerca de 30% de água, então água é inimiga de aparelho eletrônico. No celular, eu tenho que usar um álcool isopropílico, que é vendido em lojas de materiais eletrônicos. Primeiro, você tira a capinha e lava com água e sabão, daí pega um lenço de papel e molha nesse álcool de leve, porque você não mata germes por afogamento, mas pelo contato. Esse álcool é bom para higienização de controle remoto, computador, tela de tv.

Como higienizar sapatos?
Use um capacho de vinil que dá para lavar. Coloque uma solução de 3 colheres de sopa de água sanitária por litro de água e passe um pano no calçado.

Não pode lavar carnes?
Se você lavar uma carne, vai tirar algum tipo de bactéria da fibra, vai aumentar a quantidade de água na carne. Bactéria adora água e adora proteína da carne. Na verdade, quando você está lavando o frango, você está aumentando a quantidade de bactérias nessa carne. Sem falar que está comprovado que se uma salmonella, uma bactéria patogênica que dá diarreia e vômito, estiver na superfície, ela é jogada até 2 metros do local de onde você está lavando. E se usar vinagre ou limão, só vou deixar a bactéria azeda.

E não se lava arroz, né?
Isso, são 3 coisas que não se lavam – arroz, ovos e carnes. O arroz tem até uma peneira em que as pessoas colocam o arroz e fazem o movimento de vai e volta até a água ficar transparente. Aquela água branca é amido. Se o arroz é amido, você vai tirar o amido do amido? Sem falar que o arroz tem uma substância chamada selênio, que é importante para a nossa memória. Você chega a perder até 45% do selênio do arroz na lavagem.

Pode lavar peixe?
Peixe só se lava para tirar escama e barrigada, para limpeza. Se já estiver em posta, nem pense em lavar.

Qual a melhor maneira de lavar salada?
Chegando do supermercado, tire as verduras do saquinho, coloque num saquinho virgem na geladeira sem lavar. Espere pelo menos duas horas. Enquanto isso, prepare uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária que não pode ser alvejante, pois pode ter essência e corante, pegue as hortaliças ou as frutas, tire os cabinhos, lave uma por uma na água corrente, mergulhe na solução, deixe por 10 minutos, retire, enxágue e está pronto. Banana pode deixar na água corrente, já é o suficiente. Batata, cenoura é só usar uma esponja do lado amarelo em água corrente. Pode lavar só na hora que vai usar. Você nunca lava frutas e hortaliças com água e sabão porque o sabão tira a gordura e a qualidade dos vegetais, seus óleos essenciais e ceras. E o sabão não é nível alimentício e deixa resíduos no alimento.

E sobre o tempo de uso da esponja?
A esponja dura uma semana se todos os dias colocar em uma panela com água, começou a ebulição para ferver, você espera 3 minutos, ou pega 1 litro de água e 2 colheres de sopa de água sanitária, coloca a esponja dentro e deixa por 10 minutos. Ou ainda, pegue a esponja, lave, deixe úmida, envolva-a em papel toalha e coloque no micro-ondas por 2 minutos. Existem três metais que têm ação que matam bactérias 24 horas por dia: ouro, prata e cobre. Há marcas que já oferecem esponjas com íons de prata e, com isso, não precisa fazer nada disso que eu falei porque elas se auto desinfectam 24 horas por dia, matando bactérias. E continua usando por uma semana.

Sobre tábuas de corte de carne, qual a indicação?
Tábuas de corte existem de vários tipos. Eu não recomendo de maneira nenhuma a de madeira, porque não existe técnica adequada de higienização. Nenhum produto vai higienizar corretamente. Por isso, você não foge muito de plástico ou de vidro. O problema do vidro em si é que ele destrói o fio da faca, então um churrasqueiro vai ficar louco da vida. Já as placas de plástico têm algumas observações: eu recomento que você utilize placas coloridas de plástico, uma direcionada para cada função. Por ex.: a placa verde é para hortaliças e frutas; a vermelha para carnes cruas; a branca para alimentos prontos. Para higienizar, você lava com uma esponja do lado amarelo com água e sabão, joga vinagre puro e deixa escorrer, só isso.

Como higienizar travesseiros?
O travesseiro dura 2 anos. Com 2 anos, o travesseiro tem 1/3 do peso formado por ácaros vivos, ácaros mortos e cocô de ácaro. Você não lava o travesseiro, você usa um protetor que seja fechado por zíper e que seja de algodão por fora e impermeável por dentro. Não pode colocar travesseiro no sol, porque o que mata do sol é a ultravioleta, que pega a superfície. É uma luz e luz não faz curva, ela faz uma reta. Então, não pega nem atrás do travesseiro nem na parte interna. E os ácaros estão na parte interna. Se você coloca um travesseiro no sol, vai fazer com que a temperatura interna seja a temperatura ideal para o crescimento de ácaros. Daí a pessoa tem rinite, tem asma e uma série de coisas. O melhor travesseiro é o de látex e o pior é o de pena de ganso porque ele pega mais poeira.

O que fazer para higienizar xixi em colchão?
É complicado, por isso eu indico usar também protetor como se fossem sacos, que sejam impermeáveis por dentro e de algodão por fora. Aí você lava esse material. Vamos supor que você não tenha ainda, o que você vai ter que fazer é usar bicarbonato em pó puro. Jogue o bicarbonato que vai absorver, deixe secar por 1 hora. Depois use um aspirador de pó e pegue um pano embebido em vinagre muito bem torcido, dá uma passada no colchão e deixe descoberto para secar. E nunca arrume a cama quando acorda, porque nós transpiramos cerca de 2,2 litros por dia e a maior parte fica na cama. Se você arrumar a cama na hora que acorda, vai continuar úmido. Arrume a cama só depois de 1 ou 2 horas depois de acordar.

O negócio é usar Listerine antes do beijo?
O beijo tem uma função muito legal. As pessoas têm resistência de acordo com o local onde moram. Quando elas se juntam, elas vão para um terceiro local. Então, a função teórica do beijo é passar cerca de 8 milhões de bactérias por segundo durante o beijo de língua. São 80 milhões de bactérias em 10 segundos. A partir do nono beijo de língua, você passou a sua transferência para outra pessoa e a outra pessoa passou a transferência dela, a resistência. Isso é o beijo normal, não estou falando de micareta, carnaval… Isso você só pega mononucleose infecciosa, herpes labial, gastrite, gripe, resfriado, sarampo, coronavírus. Beije sempre por qualidade, não por quantidade. A não ser que a quantidade seja em uma pessoa com qualidade.

O Dr. Bactéria acaba de relançar seu canal no Youtube, onde posta novos vídeos às segundas e quintas-feiras com dicas valiosas para se livrar das pragas e bactérias no dia a dia. Acompanhe também no Instagram @drbacteriaoficial

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

One thought on “Dr. Bactéria responde: mitos e verdades sobre o coronavírus e higienização em geral

  • 14/05/2021 em 15:26
    Permalink

    Excelentes orientações: claras, seguras, ajudaram muito.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *