Como denunciar queimadas em Barueri e Santana de Parnaíba

No período de seca, cresce a preocupação em Barueri, Santana de Parnaíba e região com o aumento dos focos de queimadas e incêndios florestais. Atividades desse tipo, além de causarem danos ambientais e colocarem em risco a saúde da população, são consideradas crime pela legislação brasileira.
Segundo a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Defesa Civil, há uma intensificação das ações preventivas durante a Operação Estiagem, que integra a campanha estadual SP Sem Fogo. De acordo com o Art. 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), provocar queimadas pode resultar em reclusão de dois a quatro anos, além de multa.
Queimadas: como denunciar
A orientação é clara: nunca se deve atear fogo em terrenos baldios, áreas de mata ou resíduos. As queimadas clandestinas, especialmente durante os meses de estiagem, podem rapidamente sair do controle e causar tragédias. Além do impacto à fauna e flora, a fumaça proveniente dos incêndios compromete a qualidade do ar, agrava doenças respiratórias e pode provocar acidentes de trânsito devido à baixa visibilidade.
Por isso, é importante a participação de toda a população na prevenção de queimadas. Em caso de suspeita ou flagrante de queimadas, a recomendação é denunciar imediatamente aos canais oficiais de atendimento da Defesa Civil ou órgãos ambientais competentes.
Barueri
- Defesa Civil: (11) 4199-1419 ou 199
Santana de Parnaíba
- Bombeiros: 193
- Defesa Civil: (11) 4154-2166 ou 199
- GCM: 153

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/