Movimento Go Blue alerta para alto número de afogamentos no país

 

afogamentos brasil crianças movimento Go Blue
Mais de seis mil afogamentos são registrados anualmente no Brasil. Foto: Canva

O próximo dia 25/7 marca o dia de conscientização sobre o alto número de afogamentos que ocorrem no país: são mais de seis mil incidentes registrados anualmente. Neste dia, o movimento Go Blue vai iluminar de azul mais de 1.200 locais em 14 capitais brasileiras, como Cristo Redentor e o Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a Ponte Estaiada Roberto Marinho e o Banespinha, em São Paulo. 

Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento

Decretado pela Organização das Nações Unidas em 2021, o dia 25/7 foi a data escolhida para lembrar que a prevenção é a solução para as mortes anuais por afogamento. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa chama atenção para uma estatística assustadora: a cada 1h30 um brasileiro morre afogado no país, especialmente em rios, lagos e represas. Estes incidentes poderiam ser facilmente evitados por meio da disseminação de informações sobre segurança aquática e conscientização dos riscos envolvidos nesses episódios.

Afogamentos: crianças são as principais vítimas

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Sobrasa divulgado em 2022, as mortes por afogamento de crianças de um a quatro anos de idade passaram a ser a primeira causa de óbito a partir de 2020, o que chama atenção para a necessidade de cuidados redobrados dentro de casa. O aumento das vítimas fatais por afogamento também teve reflexo nas crianças entre cinco e nove anos de idade, que ocupa a segunda posição no ranking divulgado pela entidade.

“São crianças que morrem em piscinas dentro de casa ou na casa de vizinhos, bebês que se afogam em baldes em acidentes domésticos e todos os tipos de fatalidades que poderiam ser evitadas com informação. Milhares de famílias brasileiras já viveram a dor de perder um ente querido e o nosso trabalho, que envolve mais de três mil voluntários pelo país, é voltado para reduzir essa triste estatística por meio de oito programas diferentes de prevenção”, destaca David Szpilm, Diretor Médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

afogamentos brasil crianças movimento Go Blue
Acidentes domésticos estão entre as principais causas de mortalidade infantil por afogamento. Foto: Canva

Mesmo no inverno, os riscos se mantêm altos, pois os acidentes domésticos geralmente independem do clima. Com as crianças em férias, pais e cuidadores devem estar atentos a todos os possíveis pontos de atenção na casa, orientar as crianças maiores e impedir o acesso de bebês e menores de três anos a espaços onde exista o risco de afogamento, mesmo que em baldes, banheiras ou vasos sanitários. Fique atento!

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?