Barueri reforça campanha de vacinação contra o HPV

Barueri reforça campanha de vacinação contra o HPV
A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenção, especialmente quando aplicada antes do início da vida sexual. Foto: Freepik.

 

A Secretaria de Saúde de Barueri está intensificando a vacinação contra o HPV em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A ação, que segue determinação do Ministério da Saúde, vai até dezembro de 2025 e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre meninas e meninos de 9 a 14 anos, público-alvo prioritário do imunizante, além de jovens de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram.

A campanha busca conscientizar pais, responsáveis e adolescentes sobre a importância da vacina, que é gratuita e eficaz na prevenção do câncer do colo do útero, além de outros tipos de câncer relacionados ao vírus, como os de pênis, ânus, garganta e uretra. A vacina também protege contra as verrugas genitais, uma das manifestações mais comuns da infecção.

 

Proteção que salva vidas

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais frequentes do mundo. Transmitido principalmente pelo contato sexual, o vírus pode causar lesões e evoluir para tumores em homens e mulheres. A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenção, especialmente quando aplicada antes do início da vida sexual.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra os quatro tipos mais prevalentes do vírus. Os tipos 16 e 18 estão relacionados ao desenvolvimento de cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os tipos 6 e 11 são responsáveis por 90% das verrugas genitais.

 

Vacinação gratuita contra HPV 

A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas UBSs de Barueri para os seguintes públicos:

  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
  • Jovens de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram;
  • Pessoas vivendo com HIV ou aids;
  • Imunossuprimidos de 9 a 45 anos;
  • Pessoas em uso de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), de 15 a 45 anos;
  • Vítimas de violência sexual.

 

Barueri reforça campanha de vacinação contra o HPV
A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo SUS nas UBSs de Barueri. Foto: Jeferson França/Secom Barueri.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui:
https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?