Coleta seletiva: como funciona o serviço em Barueri

Coleta seletiva: como funciona o serviço em Barueri
A coleta seletiva é feita porta a porta em Barueri e acontece de segunda a sexta-feira em 100% das vias do município. Foto: Lourivaldo Fio/Secom.

 

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), de Barueri retomou e ampliou a campanha de divulgação da coleta seletiva, composta por carros de som e equipe de panfletagem.

Para o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidú), “a retomada da campanha é muito importante para relembrar a população que o caminhão que recolhe os materiais recicláveis passa em dias específicos da semana. E assim a população pode se organizar em casa, separar os resíduos e colocá-los em frente às residências no dia correto. Há ainda uma confusão entre o que é reciclável ou não, desse modo, essas ações promovidas pela prefeitura são fundamentais”, diz.

 

Coleta seletiva: como funciona em Barueri

A coleta seletiva é feita porta a porta em Barueri e acontece de segunda a sexta-feira em 100% das vias do município.

 

Itinerário da coleta seletiva de Barueri

Diurno: 2ª, 4ª e 6ª Bairros: Alpha Conde I, Alpha Conde II, Alpha Plus, Alpha Zero, Alpha I, Alpha II, Condomínio Verte Ville, Dezoito do Forte Empresarial, Melville Empresarial, Prédios Residenciais e Comerciais de Alphaville, Tamboré Residencial e Vila Solaia.
Diurno: 2ª e 4ª Bairros: Chácaras Marco, Chácaras Valparaíso, Conjunto Industrial Cápia, Granja Militar, Jd. Barueri, Jd. dos Camargos, Jd. Esperança, Jd. Paraíso, Cruz Preta, Jd. Reginalice, Jd. Maria Tereza, Jd. Tupanci, Núcleo Industrial Célia Mota, Pq. Industrial Bazoli Saviano, Recreio Cachoeira, Vila Barros, Vila Boa Vista, Vila Dom José, Vila dos Sargentos, Vila Industrial, Vila Pindorama, Vila Porto, Vila São Luiz e Vila São Luís.
Diurno: 2ª e 6ª Bairros: Engenho Novo, Jd. Califórnia, Jd. Graziela, Jd. Santo Antônio, Jd. São Silvestre, Vila Morellato e Vila São Silvestre.
Diurno: 3ª e 5ª Bairro: Aldeia da Serra, Centro, Jd. Alberto, Jd. Audir, Jd. Belval, Jd. Flórida, Jd. Do Líbano, Jd. Itaparica, Jd. Itaquiti, Jd. Júlio, Jd. Maria Cristina, Jd. Paulista, Jd. Santa Mônica, Jd. São José, Jd. São Pedro, Jd. Silveira, Jd. Tatiana, Jd. Tupã, Bethaville , Aldeia de Barueri, Chácaras do Peroba, Jd. Gabriela, Jd. Iracema,  Jd. Maria Helena, Jd. San Diego, Jd. Timbauhl, Parque Viana, São Fernando Residencial, Vila do Conde, Outeiro do São Fernando, Parque dos Camargos, Parque Esmeralda, Parque Santa Luzia, Recanto Phrynéa, Parque das Nações, Vale do Sol, Vila Barbosa, Vila Ceres, Vila Conceição, Vila Creti, Vila Iracema, Vila Márcia, Vila Militar, Vila Nilva, Vila Nova, Vila Osmany, Vila Pouso Alegre, Vila São Francisco, Vila São João, Vila São Jorge, Vila São Miguel.
Diurno: 5ª Bairros: Parque Ribeiro de Lima, Condomínio Nova Barueri e Vila Universal.
Diurno: 4ª e 6ª Bairros: Cidade Industrial Maria Elisa, Cidade Munhoz Junior, Jd. Mutinga, Jd. Santa Cecília, Jd. São Vicente de Paula e Parque Imperial
Diurno: 6ª Bairros: Alphaville Industrial, Centro Empresarial Jubran, Centro Empresarial Tamboré.

As equipes são compostas por oito veículos tipo caminhão baú, com capacidade de 19 metros cúbicos, com um motorista e dois coletores. Francisco Carlos Pugliesi, assessor técnico da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), órgão responsável pela coleta, transporte e doação para a cooperativa de reciclagem Cooperyara (Cooperativa de Trabalhadores dos Profissionais Prestadores de Serviços de Reciclagem de Lixo do Município de Barueri e Região), orienta os munícipes a não misturarem os resíduos orgânicos com os itens que podem ser reciclados.

“O munícipe deve separar o lixo comum dos materiais recicláveis, mas pode misturar os recicláveis num mesmo saco, pois ele é separado na Cooperyara. Quando o munícipe deixa os sacos de materiais recicláveis na lixeira na frente de seu imóvel, a Prefeitura recolhe esses materiais e leva para a cooperativa. Lá é feita a triagem desses materiais, a prensa e enfarda para venda futura. Os resultados da venda desses materiais são rateados entre os cooperados”, explica.

 

Materiais que devem ser separados para reciclagem 

Plástico: embalagens de produtos de limpeza, tupperware, baldes, canos, tubos de PVC, frascos plásticos de produtos, sacos/sacolas, garrafas de refrigerantes, garrafas plásticas e isopor.

Vidro: copos, tampa de forno micro-ondas, frascos de vidro, potes de vidro, cacos e garrafas de vidro.

Papel: jornais, revistas, envelopes, rascunhos, papel sulfite, cartazes, listas telefônicas, papel de fax, folhas de caderno, fotocópias, formulários, caixas de papelão, cartolinas e aparas de papel.

Metal: latas, ferragens, canos, pregos, aerossóis, cobre, parafusos, embalagens, talheres de metal, enlatados e tampas de garrafa.

Outros: pad (papelão plastificado), treta pak, plástico PP (polipropileno), óleo de fritura em garrafas com tampa, material fino como cobre e outros metais, teclado, monitor, todos os tipos de fio e sucatas.

 

Materiais não recicláveis

Atenção para os materiais não recicláveis, que não podem ser misturados nos sacos para coleta: os orgânicos em geral (restos de alimentos), esponja de cozinha, espuma plástica, ampolas de remédios, papéis plastificados, papel higiênico, lixo de banheiro, material de varrição, etiquetas adesivas, papel carbono, papéis parafinados, fotografia, papel celofane, bitucas de cigarro, chicletes, absorventes e fraldas usadas e novas, guardanapos, esponja de aço, tachinhas e clipes.

 

A importância da coleta seletiva

Simone da Silva Santos, secretária da Cooperyara conta que trabalha há mais de 11 anos no local e que simplesmente ama o que faz.  “A Cooperyara é muito importante para o município de Barueri porque, além de fornecer renda para mais de 54 pessoas cooperadas que sustentam suas famílias, ela também contribui para a sociedade e para o meio ambiente, não deixando que o material reciclável termine em um aterro sanitário, poluindo o solo. Cada material reciclável coletado volta para a cadeia produtiva, sem que para isso seja preciso agredir a natureza. Eu acho que cada cidade deveria ter uma ou mais cooperativas como esta”, declara.

Perguntada sobre o maior problema da coleta, Simone responde que é a consciência das pessoas que jogam fraldas sujas e materiais orgânicos juntamente com os itens recicláveis. “As pessoas deveriam aprender desde cedo a separar corretamente os orgânicos dos recicláveis, porque trabalhar em cooperativa é um serviço digno como qualquer outro, mas tem de ter estômago para lidar com o lixo que é enviado junto. Tudo, absolutamente tudo, menos os orgânicos, poderiam ser reciclados se todos nós separássemos o lixo adequadamente”, reitera a cooperada.

 

Ecopontos da Prefeitura de Barueri para descarte de materiais recicláveis

A Prefeitura de Barueri recolhe atualmente cerca de 350 toneladas de materiais recicláveis por mês, mas esse número poderia ser maior se mais pessoas aderissem à coleta seletiva. Ela é realizada duas vezes por semana nos bairros da cidade, com exceção do bairro de Alphaville, onde a coleta é feita três vezes por semana.

Importante ressaltar que a prefeitura não fornece lixeiras para coleta seletiva, porém, disponibiliza três ecopontos para a população descartar os materiais recicláveis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h:

1 – Rua Afonso Crudo, 235 – Vila Pindorama

Tel. (11) 4161-4483

 

2 – Estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, 2.235 – Bairro dos Altos

Tel. (11) 4375-2420

 

3 – Estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, 3.517 – Bairro dos Altos

Tel. (11) 4198-2200

 

Bidú acrescenta que estes locais mencionados recebem outros tipos de materiais, como pilhas, resíduos eletroeletrônicos, madeira, embalagens de medicamentos e entulho. “Além dos ecopontos, existem 21 papa-pilhas em prédios públicos como, por exemplo, todas as unidades da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), a Sema, o Ganha Tempo, entre outros”, informa o secretário.

 

Mais informações sobre a coleta seletiva:

Sema
[email protected]
Tel. (11) 4199-1500

Cooperyara
[email protected]
Tel. (11) 4198-4053

 

Coleta seletiva: como funciona o serviço em Barueri
A Prefeitura de Barueri recolhe cerca de 350 toneladas de materiais recicláveis por mês. Foto: Lourivaldo Fio/Secom.

 

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui:
https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?