Sábado, 22, é “Dia D” de vacinação contra febre amarela

Neste sábado, 22 de fevereiro, é “Dia D” de vacinação contra a febre amarela. A ação é um esforço coletivo com objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população e prevenir surtos da doença.
Em Barueri, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h para aplicação do imunizante contra a febre amarela, que é transmitida pela picada do mosquito vetor do vírus. Em áreas urbanas, a infecção pode ocorrer pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite dengue, chikungunya e zika.
E no sábado, além da vacina contra a febre amarela, os postos de Barueri estarão abertos também para exames de papaniconau.
Público-alvo
Crianças a partir de 9 meses de idade e adultos com até 60 anos, sem histórico de vacinação, devem tomar a vacina.
Viajantes devem tomar a vacina com 10 dias de antecedência. Quem já recebeu o imunizante não precisa da dose de reforço.
A vacina é contraindicada para lactantes e gestantes, a não ser em casos de alto risco de infecção, o que deve ser avaliado pelo médico.
Vale ressaltar que quem já tomou a vacina não precisa de dose de reforço.
Medidas de proteção
Além da vacina, outras medidas de proteção devem ser consideradas, como:
- Uso de calças e camisas de mangas longas;
- Uso de sapatos fechados;
- Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo;
- Uso de mosquiteiros nos berços e carrinhos de crianças menores de seis meses de idade.
Controle do mosquito
O risco da transmissão da febre amarela pode ser reduzido, eliminando focos do mosquito que transmite a doença. Portanto, descarte recipientes que armazenam água parada. Tais como garrafas pets, tampinhas, pneus velhos e vasos, dentre outros.
Aumento de casos de febre amarela
O Ministério da Saúde emitiu um alerta no início do mês de fevereiro, sobre o aumento do número de casos de febre amarela no Brasil, e em especial, em São Paulo. Neste ano, até a data dessa publicação, foram confirmadas oito mortes por febre amarela no estado.
Sintomas
Os sintomas da febre amarela são:
- Início súbito de febre;
- Calafrios;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores musculares;
- Dores no corpo;
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Náuseas;
- Vômitos.
Caso perceba esses sintomas, procure imediatamente atendimento médico.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/