Relacionamento saudável: idealização x realidade, segundo a psicóloga Roberta Godoy
Os relacionamentos podem ser uma grande frustração e uma grande felicidade para muitos. Mas, o que está por trás desses sentimentos que movem a maioria das pessoas?
Segundo a psicóloga e psicanalista Roberta Godoy, de Alphaville, o encontro com o outro sempre é difícil, pois demanda um grau enorme de energia e exige concessões, entrega e compromissos. “E aí entramos em contato com nós mesmos. Vivemos uma realidade particular, no qual o olhar pelo outro acaba sendo pelo nosso ponto de vista, ou seja, enxergamos o outro pelo nosso prisma”, afirma.
Roberta explica que quem comanda tudo isso é a nossa idealização e fantasia, que vão sempre estar presentes, mesmo em um relacionamento de anos, com estabilidade. “Amamos o outro pelas nossas percepções. E o sofrimento e a decepção acontecem quando aquilo que idealizamos não se concretiza. E como é difícil, né? Qualquer idealização é impossível de se alcançar, porque faz parte da nossa própria fantasia, do nosso próprio eu”, esclarece.
Relacionamento saudável
Roberta Godoy, que atende adolescentes e adultos em Alphaville e on-line para todas as regiões, diz que, para obter um relacionamento saudável e sólido, é preciso nos descolarmos cada vez mais de nós mesmos, da fantasia e da idealização, enxergando o outro como o outro, identificando defeitos e frustrações, e encontrando qualidades para supri-los.
“Talvez, por isso, relutamos tanto para entender que o amor acabou, que o relacionamento não deu certo. Afinal, nada melhor para si do que se sentir amado, e fazemos de tudo para que esse sentimento, de se sentir amado, não acabe”, comenta a psicóloga e psicanalista.
Como a análise pode ajudar no relacionamento
Roberta explica que a maior queixa em sua clínica é sobre relacionamentos e que, com a análise, o paciente é levado a indagar, a pensar e a refletir sobre si. “A ideia é tentar trazer para o plano real o que está acontecendo. Tentar identificar o que é seu e o que é do outro. E isso não acontece do dia para a noite. Leva tempo, é trabalhoso. Mas todo esse processo também serve para encontrarmos no outro o que é do outro, e nos relacionar de forma mais saudável com o parceiro e com si”, acrescenta.
Segundo Roberta, a análise tem uma ferramenta extraordinária: a escuta. Nela, não há julgamentos, há indagações. “O paciente traz para a sessão tudo o que sente e, assim, vamos conseguindo identificar cada ponto desse sofrimento. A minha clínica sempre é baseada na escuta individual, no acolhimento, proporcionando um espaço para que o paciente se sinta completamente à vontade para conseguir trabalhar com todas as questões pessoais”, finaliza.
Roberta Godoy
WhatsApp: (11) 99359-9991
Instagram @psicorobertagodoy
#publi
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/