Santana de Parnaíba: da fundação em 1580 aos dias de hoje

Santana de Parnaíba Alphaville HISTÓRIA
Foto: Reprodução/ Assembléia Legislativa de São Paulo

Tradicionalmente nos últimos anos, Santana de Parnaíba tem feito grandes comemorações de aniversário em 14/11, como a que tivemos ontem na cidade. Mas mesmo quem mora aqui há muito tempo sabe pouco da história do município, começando pelo fato de que ele foi fundado por uma mulher, você sabia? Hoje queremos lembrar de pontos importantes do começo desta história e também a importância de Alphaville para sua retomada econômica e social.

Santana de Parnaíba: conheça a história

A cidade foi fundada em 1580 com a chegada de Suzana Dias, bisneta do cacique Tibiriçá, uma grande autoridade indígena paulista. Ela chegou à região acompanhada de seu filho, Capitão André Fernandes, e fundou uma fazenda à beira do Rio Anhembi (atual Rio Tietê), perto da cachoeira denominada pelos indígenas como “Parnaíba” (lugar de muitas ilhas).

O local já pertencia ao seu falecido marido, Manoel Fernandes. Uma vez estabelecida, Suzana construiu uma capela em louvor à Santa Ana, de quem era profundamente devota. Com isso, já sabemos a origem do nome da cidade!

Devido a sua posição estratégica no vale do Rio Tietê, o local tornou-se ponto de partida das bandeiras que seguiam rumo ao Oeste Paulista e ao Mato Grosso. Em 1625, o povoado foi elevado à condição de vila. Com o fim das bandeiras, a vila entra em decadência e assim permanece por muitos anos, até a década de 1980.

O município voltou a ganhar relevância econômica com a melhoria das ligações rodoviárias com o restante da Grande São Paulo e com o impulso provocado pela construção de diversos condomínios residenciais, especialmente Alphaville.

Hoje, a cidade tem inúmeros prédios tombados historicamente, autonomia econômica, mais de 100 mil habitantes e frequentemente figura em posição de destaque nos rankings de qualidade de vida, gestão pública e segurança do estado de São Paulo e do Brasil.

A casa de Suzana Dias encontra-se atualmente submersa nas águas do Rio Tietê, mas é possível vê-la nesta foto antiga publicada recentemente no Instagram oficial da cidade.

Mesmo após séculos de sua fundação, Santana de Parnaíba se solidificou como ponto turístico graças ao seu Centro Histórico, às coloridas comemorações de Corpus Christi e aos passeios com ares interioranos a poucos quilômetros da capital.

Santana de Parnaíba história
Foto: Arquivos CEMIC/ SMCT/ PMSP

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?