Câmeras de segurança auxiliam na elucidação de crimes na cidade
Devido a um sofisticado sistema de monitoramento da cidade por câmeras de segurança estrategicamente localizadas em diversos pontos do município é possível deter suspeitos de delitos ocorridos no trânsito.
Caso a vítima consiga anotar a placa do suspeito e informá-la à polícia após a realização do Boletim de Ocorrência, a informação é colocada num banco de dados ligado à central de monitoramento, permitindo aos agentes de segurança localizarem o veículo e fazerem a abordagem do infrator assim que a placa for detectada por uma das câmeras.
A central de monitoramento em Barueri é chamada de CIM – Centro Integrado de Monitoramento e funciona 24 horas por dia. De lá, agentes vigiam as ruas, prédios públicos e ainda tem o suporte de 80 câmeras de segurança nas escolas municipais incorporadas neste ano (do mesmo conjunto das 520 de todo o sistema).
O banco de dados reúne informações vindas das esferas municipal, estadual e federal, e conta com um efetivo de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), que fazem a abordagem dos infratores quando necessário.
“A tecnologia não atua sozinha, ela é feita com processos e pessoas”, resume Francisco Alves Cangerana Neto, chefe de Gabinete de Tecnologias da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social – SSUDS. “Hoje qualquer pessoa que estiver com algum dispositivo digital, como celular, deixa um rastro tecnológico por onde passa, o que permite à polícia ou à GCM encontrá-la”, ele completa.
Além de auxiliar na elucidação de crimes, as câmeras de segurança também são de grande importância para o monitoramento do trânsito. O CIM tem 38 câmeras consideradas “inteligentes”, justamente as que “lêem” as placas dos veículos (chamadas de OCR). O sistema conta ainda com 199 domes, que são câmeras com movimentação 360º.
Câmeras de segurança são fundamentais para o trabalho da CGM
Graças a toda essa estrutura, a CGM pode levar apenas cinco minutos, em média, para fazer a interceptação de um veículo suspeito após a leitura da placa pelo sistema. Todas as viaturas da GCM possuem equipamento de GPS, monitorados diuturnamente na sala do comando do policiamento, o que permite localizá-las e direcioná-las ao local onde se encontra o veículo com o suspeito.
Neste ano até abril foram registradas 91 ocorrências de flagrantes de acidente de trânsito. No ano passado, foram 291 ocorrências.
O Poder Judiciário, a Polícia Militar e a Polícia Civil também podem usar os recursos municipais para estudos estratégicos e investigações, já que as imagens das câmeras de segurança ficam armazenadas, seja temporariamente, seja em caráter permanente.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: