WhatsApp Pay é liberado pelo Banco Central para operar no Brasil

O Banco Central do Brasil (BC) autorizou nesta terça-feira, 30/3, o funcionamento do sistema de pagamentos do WhatsApp no país, o WhatsApp Pay. O recurso havia sido suspenso em junho de 2020 após o seu anúncio, por ordem da própria entidade e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como uma iniciadora de pagamentos em outubro pelo BC. A plataforma fará a intermediação entre o usuário e a sua instituição financeira, levando a ordem da transação do correntista ao banco para que se faça a transação.

Embora tenha sido autorizado pelo BC, o sistema de pagamentos e transferências ainda não tem uma nova data de lançamento. Antes do bloqueio, o WhatsApp Pay chegou a entrar em ação por cerca de uma semana até que a autoridade responsável pela política econômica interveio no seu funcionamento e levou a ferramenta para análise.

No período em que ficou disponível, o pagamento se dava por meio de contas com cartões de débito ou crédito das bandeiras Visa ou Mastercard de bancos como Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, enquanto os pagamentos eram processados pela Cielo. O sistema era sem tarifas para o consumidor final, mas empresas e contas comerciais pagavam uma pequena taxa pela transação.

Fonte: Canaltech

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *