Whatsapp: como se proteger de golpes e o que fazer se sua conta for roubada?

O Whatsapp é um dos apps mais populares no Brasil. Por isso, vem sendo alvo de golpes feitos por criminosos que enviam mensagens do próprio aplicativo ou via SMS contendo um código de verificação e, em seguida, uma pessoa liga pedindo que a vítima compartilhe esse código com ela. Com isso, o invasor entra no Whatsapp da vítima e conversa com todos os contatos, pedindo dinheiro para quitar dívidas ou aplicando outros golpes. Enquanto isso, o usuário recebe uma mensagem dizendo que o acesso ao seu Whataspp foi perdido.

Como se proteger:

– Nunca compartilhe seu código de ativação do Whatsapp.

– Ative a confirmação em duas etapas na sua conta do Whatsapp.

– Não instale aplicativos de terceiros ou compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo Whatsapp.

– Desconfie de ligações de empresas se o atendente usar uma linguagem muito informal.

Se sua conta foi roubada:

– Tente recuperar sua conta no seu celular: abra o Whatsapp, insira seu número de celular, aguarde o código de confirmação e siga os passos na tela.

– Se os passos acima não funcionarem, envie um e-mail para o Whatsapp ([email protected]) com o título “Perdido/Roubado: desative minha conta”. Inclua seu número de telefone com o código do país e DDD na mensagem.

– Sua conta será desativada e você terá 30 dias para reativá-la.

Para mais informações, visite: faq.whatsapp.com

Foto: Torsten Dettlaff from Pexels

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *