Brasileiros já podem requerer visto de trabalho em Portugal
Carente de mão-de-obra em setores como tecnologia, turismo e construção, Portugal finalmente liberou o processo de solicitação de visto de trabalho para brasileiros que querem emigrar para a pátria-mãe. Os trabalhadores intitulados “nômades digitais” também podem requerer o visto.
O que acontece hoje, na prática, é que milhares de brasileiros entram no país com visto de turista, se estabelecem e pedem o visto de trabalho e permanência já em território português. A ideia é justamente legalizar este processo e permitir que os brasileiros já cheguem a Portugal livres para morar e trabalhar no país. Atualmente, mesmo trabalhando e pagando impostos, os brasileiros esperam por anos a autorização de moradia permanente.
O novo visto permite que os brasileiros fiquem até seis meses no país em busca de trabalho. Há uma seleção prévia que exige que os candidatos aportem pelo menos R$10 mil para entrar em Portugal.
Visto de trabalho em Portugal: saiba como solicitar
O formulário para solicitação pode ser preenchido e enviado online, porém os documentos precisam ser enviados fisicamente. Clique aqui para preencher o formulário, que fica no site da empresa VSF Global. Há possibilidade de atendimento presencial, mas as vagas são limitadas e a espera é grande.
Os demais documentos a serem preenchidos são uma declaração de interesse no Instituto do Emprego e Formação Profissional (clique aqui) e, se for o caso, o formulário para nômades digitais oferecido por uma empresa terceirizada (clique aqui).
Serviço
VFS Global – Centro de Solicitação de Visto Para Portugal
R. Butantã, 434 – 5° andar cj 54 – Pinheiros, São Paulo. Fone: (11) 4118-6409
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/