Entrevista para visto americano é eliminada até o final de 2024
O Departamento de Estado americano publicou no final de dezembro a renovação da regra que permite que consulados e embaixadas dispensem a realização de entrevista presencial para emissão ou renovação de alguns tipos de vistos.
A regra vale até o final de 2024. A medida, que foi adotada desde a pandemia, busca reduzir a fila de espera nos postos consulares pelo mundo.
Quem for detentor de visto americano não imigratório, aquele que não concede residência permanente, poderá renová-lo sem fazer a entrevista consular desde que o documento não tenha vencido há mais de 48 meses. A regra pode ser aplicada, por exemplo, para o visto de turismo e negócios (B1/B2).
Visto americano: regras para novos documentos
Para solicitar um visto novo, o solicitante poderá ser dispensado da entrevista presencial caso já tenha recebido anteriormente um visto imigratório dos Estados Unidos que não o B1/B2 e esse visto não esteja vencido há mais de 48 meses.
Já quem nunca recebeu uma autorização anterior, a entrevista consultar é mandatória, exceto para o visto H-2, destinado para trabalhadores temporários que vão para os Estados Unidos atuar na agricultura ou em áreas que tenham picos de demanda sazonal.
Para conseguir a isenção da entrevista, os candidatos devem solicitar o visto em seu país de residência e não podem ter registro de um visto negado anteriormente, a não ser que essa negativa tenha sido superada posteriormente com uma aprovação ou anulada a critério do governo americano.
Vale destacar que a autoridade consular poderá exigir a realização da entrevista caso haja alguma razão aparente de inelegibilidade.
Fonte: Terra
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/