Halloween: você conhece a mística Paranapiacaba?

Para quem gosta de histórias de fantasmas, trazemos neste Halloween uma sugestão de passeio bem próximo da capital paulista, que guarda muita história e, supostamente, algumas almas penadas e fenômenos estranhos.

A cidade de Paranapiacaba, a cerca de 44 km do centro de São Paulo, foi fundada por imigrantes ingleses nos anos 1860. Contratados para construir a primeira linha ferroviária paulista, que ligava Santos à Jundiaí, trouxeram suas famílias e prosperaram na região, formando a chamada Vila Inglesa – que tinha até réplica do Big Ben, famoso relógio londrino.

Porém, durante a construção da ferrovia de propriedade da São Paulo Railway, uma quantidade significativa de tragédias se abateu sobre a vila, desde a explosão de trens inteiros à epidemia que vitimou centenas de moradores locais. 

Todas estas fatalidades deram origem à lenda que diz que vários locais históricos da cidade são mal-assombrados, como a antiga estação ferroviária: moradores dizem que, à noite, dá para ouvir um som e sentir um “deslocamento de ar” saindo do 13º túnel, causados pela “alma” de um trem cuja caldeira explodiu. Entre a quarta e a quinta plataforma, ouvem-se os gemidos dos mortos no acidente.

O supervisor da construção da ferrovia, Daniel Fox, construiu sua casa no topo de uma colina se valendo da vista privilegiada da obra. O local, conhecido como Castelinho, é cheio de vultos e sons estranhos nos quartos. Quem visita sai de lá com a sensação de que andava pelos corredores acompanhado.

A cachoeira do Poço das Moças foi o destino final de três amigas que se afogaram no local. Seus espíritos teriam permanecido no local, assustando turistas que ousam passar a noite na mata. 

Paranapiacaba é Patrimônio Histórico Nacional

Daqueles lugares que os caçadores de fantasmas adoram visitar, Paranapiacaba já foi tema de inúmeros vlogs e podcasts sobre paranormalidade, pois juram que tem coisa ali. Pelo sim, pelo não, a visita é válida não só pelas histórias pitorescas, mas pela vila muito bem conservada até os dias de hoje. Depois de 17 anos de um longo processo, Paranapiacaba foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 2002. Saiba mais clicando aqui.

(Fontes: Revista Super Interessante, Folha de S. Paulo, Iphan e Viajali)

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?