Circuito das Águas Paulista é paraíso do ciclismo com percursos para todas as idades

Circuito das Águas Paulista é paraíso do ciclismo com percursos para todas as idades
Holambra (Fotos: Divulgação / CICAP)

O Circuito das Águas Paulista é formado por nove cidades (Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro) entre a região de Campinas e o sul de Minas Gerais. Ele tem percursos de ciclismo para todas as idades e níveis de experiência que atraem cada vez mais entusiastas do ciclismo, de atletas profissionais a turistas que querem pedalar apenas como uma forma de lazer.

Trilhas e rotas de cicloturismo

Além de belas paisagens marcadas por montanhas, vales, florestas e rios, o Circuito das Águas Paulista possui trajetos na terra e no asfalto, tanto para as modalidades mais radicais, como mountain biking e BMX, quanto para passeios tranquilos de cicloturismo, com paradas pelo caminho para curtir o destino.

Circuito das Águas Paulista é paraíso do ciclismo com percursos para todas as idades
Socorro

Com mais de 1.300 km de caminhos rurais, trilhas e estradas de terra que podem ser percorridas sobre duas rodas, Socorro é conhecida como a capital da aventura. Pensando na popularidade do ciclismo, que ganhou muitos adeptos durante a pandemia, o Hotel Fazenda Colina dos Sonhos criou o Colina Bike Park. São mais de 20 trilhas na mata em circuito sinalizado, com acesso a mais de 12 cachoeiras. Há ainda pistas de enduro e downhill para os mais experientes.

Águas de Lindóia criou sete rotas oficiais de cicloturismo em 2021. Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura do município, o objetivo é estimular o ciclismo e o turismo de aventura, aliando a prática às belezas naturais e aos pontos turísticos da cidade. As rotas têm entre 12 km e 50 km de extensão.

Circuito das Águas Paulista é paraíso do ciclismo com percursos para todas as idades
Amparo

Quem está iniciando no ciclismo deve optar por trilhas menores. Além de uma boa bicicleta, os equipamentos de proteção individual são indispensáveis, como capacete, luvas e óculos de sol, assim como uma garrafa de água. Para quem já tem um preparo físico maior, o Circuito das Águas Paulista conta com vários trajetos extensos, com algumas subidas mais íngremes e descidas. Um deles começa no centro de Amparo e segue até Serra Negra, passando por Monte Alegre do Sul. Outro percurso vai de Jaguariúna até o Moinho Povos Unidos, em Holambra, com trechos de asfalto e de estrada de terra.

A cidade de Holambra, inclusive, foi escolhida pelo Grupo CCR para receber em janeiro deste ano a primeira de várias CicloRotas que serão implementadas em São Paulo. A Rota das Flores, como foi chamada, tem 14 km de extensão pela estrada HBR-040 e infraestrutura adequada, sendo mais segura para o tráfego de bicicletas.

Circuito das Águas Paulista é paraíso do ciclismo com percursos para todas as idades
Jaguariúna

 

Clubes de ciclismo

Muitos clubes de ciclismo têm se estabelecido na região. Essas associações promovem passeios ciclísticos e eventos especiais durante todo o ano e servem como incentivo principalmente para quem quer ingressar no esporte. Há dezenas de clubes, como o Catedral Bike Clube, de Amparo, e o Jaguariúna Bike Club.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista, acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.