Tripulação russa faz filme pioneiro no espaço e volta à Terra após 12 dias
Depois de rodar o primeiro filme no espaço, a atriz russa Yulia Peresild, o diretor Klim Shipenko e o cosmonauta Oleg Novitskiy voltam em segurança para casa. Após se despedir do resto dos astronautas e cosmonautas da Estação Espacial Internacional e fechar a escotilha às 16h41 (no horário da costa leste dos EUA, e 17h41 no horário de Brasília), em 16 de outubro, a espaçonave Soyuz MS-18 foi desacoplada da estação às 21h14.
A espaçonave ultrapassou a órbita terrestre às 23h42 (0h42 no Horário de Brasília), e fez uma aterrissagem assistida por pára-quedas no Cazaquistão às 10h35 da manhã na hora do Cazaquistão (13h35 no horário de Brasília) em 17 de outubro.
Após uma avaliação médica, Peresild e Shipenko passarão por um programa de reabilitação de 10 dias para ajudá-los a se reajustar ao retorno à Terra após passarem 12 dias no espaço.
Ao longo de 12 dias, eles filmaram seu filme, “Desafio”, o primeiro longa-metragem rodado no espaço.
O filme contará a história de um cirurgião, interpretado por Peresild, que deve operar um cosmonauta doente no espaço, retratado por Novitskiy, porque o estado de saúde do cosmonauta o impede de retornar à Terra para ser tratado.
O longa está sendo feito sob um acordo comercial entre a Roscosmos e a Canal Um, de Moscou, e o estúdio Yellow, Black and White.
Além dos veteranos cosmonautas Anton Shkaplerov, Mark Vande Hei e Peter Dubrov, a tripulação atual na estação espacial inclui o astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia; os astronautas da Nasa Shane Kimbrough e Megan McArthur; e o astronauta Akihiko Hoshide, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.
Fonte: CNN Brasil
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Caracaaaaa!!!
Os russos são incríveis mesmo!!