Trabalho Presencial com Etiqueta

*Por Tatianna Covolato

Depois de tantos meses longe da rotina de escritório, voltamos a refletir se as regras tradicionais de etiqueta corporativa permanecem as mesmas. De fato, as sociedades evoluem e a cada dia surgem novas demandas pelo mundo. Na pandemia tivemos um maior conhecimento da etiqueta em reuniões online, home office, imagem pessoal e cumprimentos. No pós-home office já notamos que além da segurança e proteção no trabalho o respeito mútuo está em alta.
Com a pandemia talvez a sua empresa tenha decidido mudar para o trabalho remoto, enquanto outros estão aos poucos voltando em tempo integral ou no formato híbrido. Cada empresa está decidindo quando e como isso ocorrerá. Mas, voltaremos todos, em tempos e formas diferentes.
Enquanto nos preparamos para este retorno, aqui estão alguns lembretes da etiqueta corporativa.

1. Apresente-se aos novos entrantes
Embora aqueles que foram contratados remotamente já se sintam parte da equipe, será a primeira vez que você os encontrará pessoalmente. Seja solícito e faça com que os seus colegas de trabalho se sintam bem-vindos.
2. Seja Pontual
Dê a si mesmo mais tempo para chegar ao trabalho e às reuniões. Provavelmente, todos nós nos acostumamos com a falta de deslocamento diário, uma vez que para entrar em uma reunião bastava clicar em um link do Zoom.
3. Mantenha-se profissional
Esse tempo de trabalho remoto nos deu uma visão mais íntima da vida pessoal de nossos colegas e não foi necessariamente uma escolha com a qual todos se sentiram confortáveis. Esteja atento aos limites pessoais e no compartilhamento dessas informações em excesso.

4. Respeite os espaços compartilhados
Mantenha a sua mesa em ordem e na utilização da estação de café ou na copa. Se você gosta de ouvir música ou podcasts, não se esqueça dos fones de ouvido. Leve em consideração como conversas altas ou alguns hábitos como bater com a caneta ou tamborilar os dedos podem distrair as pessoas ao seu redor. Agora não estamos mais sozinhos.
5. Pratique a Empatia
Nos últimos meses tivemos muitas divergências em relação aos cuidados com a saúde e posições políticas. Esforce-se para respeitar cada um de seus colegas de trabalho e procure um terreno comum, mesmo que seja apenas seus interesses profissionais. Evite passar informações desnecessárias ou criticar outras pessoas. Ao invés, pratique a empatia.
6. Siga os códigos de saúde
A pandemia não acabou. Isso significa que devemos ter cortesia e cuidado com nossas ações. Siga os regulamentos para cuidar de sua saúde e das pessoas ao seu redor. Todos nós passamos por uma situação atípica, com limitações ou perdas de uma forma ou de outra. Cada um tem o seu nível de receio portanto, para manter a boa convivência o respeito mútuo é muito valioso. No local de trabalho esteja atento como usar o espaço e suas delimitações.

7. Código de Vestimenta
Por enquanto, a única vestimenta com certeza apropriada em todas as situações poderá ser a máscara facial, especialmente em áreas comuns. Mas, pandemia ou não, pessoalmente ou não, o princípio não deve mudar: devemos sempre nos vestir para a ocasião. Novos entrantes, verifique se há algum tipo de código de vestimenta, essas regras podem variar dependendo da empresa.
8. Contato Visual
Em uma conversa, mantenha contato visual e escute atentamente a pessoa com que esteja interagindo. Ficamos muitos meses atrás das câmeras, procure mostrar que você valoriza o seu tempo e modo de pensar.
A fim de criar uma imagem de confiança, respeito e aceitação precisamos estar atualizados e alinhados com o ambiente, cultura e pessoas na forma de interagir. A Etiqueta entrega os instrumentos necessários para lapidar-se e buscar a nossa melhor versão.
Bem, acredito que tenha notado como a etiqueta corporativa proporciona diversos benefícios, sendo importante em qualquer ambiente de trabalho. Agora que você já entende mais sobre o assunto é só colocá-lo em prática no seu cotidiano.

Acompanhe mais dicas de Etiqueta por Tatianna Covolato na sua página do Instagram @etiquettebytati (Executive & Etiquette Consulting Tatianna Covolato, especialista em Etiqueta Social, Corporativa e à Mesa)

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *