SP vai antecipar em 15 dias a vacinação geral contra o coronavírus

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, 9/6, que o calendário de vacinação contra o coronavírus em São Paulo será antecipado em 15 dias para todos os públicos fora dos grupos prioritários. Com a medida, a campanha para a população em geral começa já no próximo dia 16/6, para um grupo estimado de 1,2 milhão de pessoas com idade entre 55 e 59 anos.

O adiantamento do calendário do PEI (Plano Estadual de Imunização) também marca para quinta-feira, 10/6, o início da imunização de 1 milhão de pessoas com deficiência permanente que não recebem o auxílio BPC (Benefício de Prestação Continuada) e de 400 mil grávidas e puérperas sem comorbidades. Em ambos os grupos, a idade mínima para imunização é de 18 anos. Com o cronograma antecipado, a nova meta do Governo de São Paulo é vacinar toda a população acima de 18 anos até o dia 18/10.

Critérios para gestantes e PCD
Grávidas e puérperas sem comorbidades serão atendidas com doses do Butantan ou da Pfizer. As gestantes devem apresentar carteira de acompanhamento, pré-natal ou laudo médico, enquanto que as puérperas com até 45 dias após o parto precisam levar declaração de nascimento de seus recém-nascidos.

Já as pessoas com deficiência permanente – física, sensorial ou intelectual – devem ir aos postos de vacinação com laudo médico ou outros documentos que comprovem a condição. Valem registros de documentos de atendimento em centros especializados, documento com indicação da deficiência, cartões de gratuidade do transporte público e, em casos excepcionais, a autodeclaração.

Cronograma de vacinação
10/6 – Grávidas e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos e pessoas com Deficiência Permanente sem BPC
16/6 – Adultos sem comorbidades com idade entre 55 e 59 anos
9/7 – Adultos sem comorbidades com 54 anos
20/7 – Adultos sem comorbidades com idade entre 50 e 53 anos
4/8 – Adultos sem comorbidades com idade entre 45 e 49 anos
19/8 – Adultos sem comorbidades com idade entre 40 e 44 anos
29/8 – Adultos sem comorbidades com idade entre 35 e 39 anos
8/9 – Adultos sem comorbidades com idade entre 30 e 34 anos
18/9 – Adultos sem comorbidades com idade entre 25 e 29 anos
28/9 – Adultos sem comorbidades com idade entre 18 e 24 anos

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *