SP terá flexibilização gradual da quarentena a partir do dia 1º

Começam a vigorar no próximo dia 1º/6 as medidas de retomada consciente e gradual das atividades econômicas no Estado de São Paulo. A flexibilização gradual da quarentena foi anunciada pelo governador João Doria no dia 27 e será dividida em 5 fases: 1 – vermelha (alerta), 2 – laranja (controle), 3 – amarela (flexibilização), 4 – verde (abertura parcial) e 5 – azul (normal controlado). Entenda como vai funcionar:

As cidades qualificadas como fase 1 continuam em quarentena, prorrogada por mais 15 dias. Ou seja, até 15/6, e só funcionarão serviços considerados essenciais de áreas de saúde, logística, segurança e alimentação.

Já as que estiverem na fase 2 já poderão liberar mais atividades consideradas não essenciais, entre elas imobiliárias, concessionárias, shoppings centers e comércio, com horário diminuído e flexibilizado. Na Grande SP, somente a capital paulista se enquadra nessa fase. Barueri e Santana de Parnaíba continuarão em quarentena.

Na fase 3, regiões de Araraquara, Bauru e Presidente Prudente poderão abrir bares, restaurantes e salões de beleza, sempre seguindo as recomendações, que preveem distanciamento e aspectos relacionados à higiene.

Abertura dos setores da economia de acordo com as fases

As regras para cada fase foram estabelecidas levando em consideração a ocupação dos leitos das UTIs e pela redução dos casos do coronavírus. O uso obrigatório de máscaras continua vigorando.

Até o momento, nenhuma região atingiu as fases 4 e 5. Cada município pode ser enquadrado entre essas 5 fases e cada prefeito poderá decidir como serão feitas as aberturas graduais das atividades econômicas desde que se enquadrem nos critérios da fase em que a cidade estiver qualificada.

As regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde e poderão avançar uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias.

Fonte e imagens: Agência Brasil e Governo do Estado de São Paulo

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *