SP começa a vacinar novos grupos contra Covid-19 a partir do dia 11

Novos grupos com comorbidades e deficiências vão começar a ser vacinados contra a Covid-19 a partir da próxima semana. No dia 11/5, começa a vacinação das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com idade acima de 18 anos e com comorbidades, totalizando 100 mil mulheres no Estado de São Paulo. A partir dessa data, também serão imunizadas as pessoas com deficiência permanente que têm entre 55 e 59 anos e recebem benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC. Serão contempladas outras 30 mil pessoas neste grupo.

Já no dia 12/5, doses serão ofertadas às pessoas nesta mesma faixa etária (55 a 59) que possuem uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde (verifique a lista disponível no final do texto). A expectativa é imunizar 900 mil pessoas com este perfil em SP.

Requisitos para vacinação dos novos grupos
Para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

As grávidas em qualquer período gestacional deverão também apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança. Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Vacinação hoje
Nesta quinta-feira, 6/5, começou a vacinação dos idosos com 60, 61 e 62 anos. Já na próxima segunda-feira, 10/5, será a vez dos adultos que fazem parte dos seguintes grupos: Síndrome de Down, pacientes em tratamento de hemodiálise (Terapia Renal Substitutiva) e transplantados que utilizam imunossupressores.

Neste momento, Barueri está vacinando com a 1ª dose em pessoas de 60 a 62 anos, imunizando profissionais de saúde que ainda não tinham sido vacinados e aplicando a 2ª dose no primeiro grupo de professores contemplado na campanha. O agendamento pode ser feito pelo APP Saúde Barueri, pelo Portal da Saúde, pelo call center (11) 4349-0600 e pessoalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Já Santana de Parnaíba está fazendo o pré-agendamento no site www.santanadeparnaiba.sp.gov.br de pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais em diálise, pacientes transplantados em uso de imunossupressor, motoristas e cobradores de ônibus, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da educação e profissionais da saúde.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *