Setembro Amarelo: 10/9 é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, celebrada em várias partes do mundo desde 2003 quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu a data. No Brasil, neste mês há a campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida) que tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídios no país.

Segundo o CVV, com a pandemia houve um aumento das pressões emocionais no isolamento social. Além disso, o medo da Covid-19 e as perdas decorrentes da doença são alguns fatores que têm provocado mudanças comportamentais na sociedade. Por isso, falar de saúde mental é mais urgente do que nunca, já que a conscientização é essencial para reduzir os índices de suicídio.

É preciso acolher sem criticar, conversar sem julgar e compreender os sentimentos daqueles que passam por momentos de tristeza, ansiedade, medo ou sensação de solidão. Todos podem incorporar essas atitudes no seu dia a dia, seja com um amigo, um colega de trabalho ou um familiar que esteja precisando ser profundamente escutado.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), e-mail e chat no site www.cvv.org.br.

E neste Setembro Amarelo, também traz diversas ações online, como palestras e debates, assim como materiais informativos disponíveis nas redes sociais @setembroamarelo_2020 e @cvvoficial, além do site www.setembroamarelo.org.br, onde é possível fazer o download de cartilhas, banners, vídeos e spots de rádio.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *