Vacina contra Alzheimer começa a ser testada em humanos

Foto: Freepik
Tecnologia foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

A biofarmacêutica sueca Alzinova começou a testar em seres humanos uma vacina contra o Alzheimer. Chamada de ALZ-101, os testes clínicos estão sendo feitos na Finlândia, local onde foi recrutado o primeiro paciente a testar a vacina. O imunizante desenvolvido pela biofarmacêutica visa combater o oligômeros beta-amilóides, cadeia de várias proteínas cujo acúmulo no cérebro gera o Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que, inicialmente, apresenta sintomas sutis e leves como perda de memória de eventos recentes, mudanças de humor e outros sintomas cognitivos. O início, gravidade e evolução da doença costumam variar entre os indivíduos afetados.

“É muito gratificante que o ALZ-101 tenha agora entrado em testes clínicos em uma área com uma necessidade médica tão grande não atendida. Estamos ansiosos para continuar o desenvolvimento deste potencial tratamento modificador da doença com o objetivo de longo prazo de tratar e prevenir o início e a progressão desta doença devastadora ”, disse Kristina Torfgård, CEO da Alzinova AB, em comunicado à imprensa. 

O estudo clínico está sendo realizado com pacientes com doença de Alzheimer inicial é um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e randomizado First In Human (FIH). Irá avaliar a tolerabilidade e segurança da vacina candidata. Além disso, estudará a resposta imunológica à vacina após múltiplas doses, bem como uma série de biomarcadores associados à doença de Alzheimer. 

Segundo informações da Alzinova, no total, 26 pacientes serão incluídos no estudo. Os participantes receberão quatro doses de ALZ-101 ou placebo. O estudo investiga duas dosagens diferentes de ALZ-101 durante um período de tratamento de 20 semanas. A previsão é de que os dados principais para o estudo sejam antecipados para o segundo semestre de 2023.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *