Teste de Covid-19: onde fazer em Alphaville e arredores?

Teste de Covid-19: onde fazer em Alphaville e arredores?
Foto: Alexandra Koch / Pixabay

Nos últimos tempos, a busca por locais onde se faça teste de Covid-19 tem aumentado cada vez mais, seja por suspeitas da doença, seja para uma exigência para viajar ou simplesmente para retornar ao trabalho presencial ou frequentar um evento social. Por isso, fizemos uma pesquisa por Alphaville e arredores e trazemos alguns dos lugares onde os testes estão disponíveis e como solicitar, além de uma breve explicação de como funciona cada um, que é o que detalharemos a seguir.

Entenda os principais tipos de teste de Covid-19

PCR-Lamp: detecta o vírus a partir do 1º dia de sintoma e se a pessoa está com o vírus no momento da coleta, via saliva. É indicado a partir dos 2 anos de idade e há lugares que liberam o resultado em cerca de 24h após a chegada da amostra ao laboratório.

Antígeno nasal: detecta o vírus a partir do 2º dia de sintoma ou possível contato com quem esteja com suspeita ou confirmação da doença. Ele também verifica se a pessoa está com o vírus no momento da coleta, via secreção do nariz. É indicado a partir dos 2 anos de idade e o resultado sai em 15 minutos.

Antígeno oral: detecta o vírus entre o 1º e o 7º dia de sintomas e confirma se a pessoa está com o vírus no momento da coleta, via saliva. É indicado para pessoas de todas as idades e o resultado sai em 15 minutos.

Sorologia: detecta os anticorpos IgM/IgG em quem esteja com mais de 10 dias do início dos sintomas e se a pessoa entrou em contato com o vírus e/ou monitora a presença de anticorpos. O teste é feito via uma gota de sangue da ponta do dedo em pessoas acima de 2 anos de idade e o resultado sai em 15 minutos.

Onde fazer teste de Covid-19 em Alphaville e região?*

AlphaImune: a clínica disponibiliza testes rápidos para detecção de antígenos via swab nasal e o teste rápido para detecção de anticorpos (IgG e IgM). Ambos resultados saem em 15 minutos com emissão de laudo médico. O agendamento é feito pelo WhatsApp (11) 96018-3296.

A+ Medicina Diagnóstica: oferece os testes RT-PCR, PCR de saliva, teste molecular rápido, teste rápido de antígeno, sorologia IgM e IgG e o teste de anticorpos neutralizantes para detecção da Covid-19. Para alguns exames e unidades da A+ não é necessário agendamento. Verifique no site www.amaissaude.com.br

Centro Médico Alphaview: realiza três tipos de testes – sorologia quantitativa IgG/IgM, sorologia quantitativa IgG e PCR. Além da coleta presencial na unidade do Edifício Pravda, mediante agendamento pelo WhatsApp (11) 97161-3003, também faz coleta domiciliar.

Delboni Auriemo: faz testes como RT-PCR, sorologia IgM e IgG, anticorpos totais, antígeno, sorologia IgG isolado, anticorpos neutralizantes, detecção qualitativa RNA SARS-COV 2, PCR para Inflienza A e B + VSR e SARS-COV 2, sorologia com IgM isolado, vírus respiratório + painel + RT-PCR + diversos, e PCR extration free coronavírus, sendo que alguns deles são oferecidos tanto pelo particular como via convênio. Para convênio, é obrigatório o pedido médico e para o RT-PCR, em alguns casos, também é exigido relatório médico. O agendamento é feito pelo site www.delboniauriemo.com.br. Os exames de antígeno e RT-PCR não precisam de agendamento.

Droga Raia: oferece os testes PRC-Lamp, antígeno nasal, antígeno oral e sorologia. O agendamento é feito pelo site www.drogaraia.com.br

Drogaria São Paulo: oferece os testes de antígeno swab, antígeno oral, anticorpos e antígeno + Influenza A e B, além de avaliação de soro conversão após contato com o vírus por infecção natural ou pós-vacina. O agendamento é feito pelo site www.drogariasaopaulo.com.br

Drogasil: oferece os testes PRC-Lamp, antígeno nasal, antígeno oral e sorologia. O agendamento é feito pelo site www.drogasil.com.br

Einstein Alphaville: a unidade oferece o teste de RT-PCR, que pode ser realizado também por drive-thru. Agendamentos pelo WhatsApp (11) 3620-2550 ou pelo site www.einstein.br

Fleury: faz testes como sequenciamento do gene spike de SARS-COV-2, pesquisa de antígeno por teste rápido, SARS-COV-2 anticorpos totais, anticorpos IgG e totais e detecção qualitativa por PCR. Aceita alguns convênios com pedido médico obrigatório. Mais informações e agendamentos no site www.fleury.com.br

Lavoisier: faz testes como RT-PCR, sorologia, anticorpos totais e antígeno, sendo que alguns deles são oferecidos tanto pelo particular como via convênio. Para convênio, é obrigatório o pedido médico e para o RT-PCR, em alguns casos, também é exigido relatório médico. O agendamento é feito pelo site www.lavoisier.com.br.

Leforte: disponibiliza exames RT-PCR, sorologia e Panbio. Agendamento via tel. (11) 3345-2288 ou www.leforte.com.br

Ultrafarma Alphaville: as três unidades localizadas no bairro dispõem do teste antígeno, que é feito sem a necessidade de agendamento. Mais informações, no WhatsApp (11) 99716-4343.

Vacinville: a clínica oferece o teste PCR antígeno e o teste rápido. Agendamento via WhatsApp (11) 94636-7168.

Como funciona o teste de Covid-19 no serviço público de saúde?

Barueri oferece o serviço de coleta de testes RT-PCR nas tendas localizadas no estacionamento do Ginásio José Corrêa, no Centro. O resultado sai de 5 a 8 dias. O exame é feito apenas por agendamento, que pode ser feito por meio do APP Saúde Barueri (apenas para maiores de 12 anos), do tel.: (11) 4349-0600 e das Unidades Básicas de Saúde – UBSs.

Em Santana de Parnaíba, a solicitação de testagem é feita de acordo com a análise clínica de um de seus médicos. O exame PCR ou teste rápido são realizados por agendamento, nas UBSs, na PAM Santana (11 4622-8750) e na UPA Fazendinha (11 4622-8300).

Anvisa aprova 1º autoteste no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 17/2, a primeira marca de testes aplicados por leigos do Brasil, os chamados “autotestes”. O produto foi nomeado de “Novel Coronavírus Autoteste Antígeno”, fabricado pela CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

O exame funcionará com coleta por meio de bastão swab a ser inserido no nariz. O teste deve ser realizado entre o 1º e 7º dia do início do sintoma, ou 5 dias depois de contato com uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O resultado sai em 15 minutos.

O autoteste não é válido como diagnóstico, como documento para viagens ou para licença do trabalho.

A CPMH criou um canal de atendimento para dúvidas e esclarecimentos: 0800-940-8883.

*Os testes oferecidos podem variar em cada unidade. Consulte sempre a clínica e/ou estabelecimento para confirmar quais exames estão disponíveis no endereço de sua preferência.

Fonte: Droga Raia, Agência Brasil

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.